A Cooperativa Escolar CESL, fundada e em funcionamento desde 2019, por alunos do Colégio Santa Luzia, em Gravataí, realizou nesta quinta-feira, 17/10, às 13h30, um bate-papo com jornalistas de veículos de imprensa. O encontro abordou critérios de noticiabilidade e produção de conteúdo para diferentes canais de comunicação e marcou o início das comemorações dos 5 anos de fundação da Cooperativa Escolar, que acontecerá em 12 de novembro de 2024. Estiveram presentes os jornalistas Brenda Fernandez (editora de web do Jornal Correio do Povo), Bruna Magalhães (repórter da TV Band RS), Isadora Jacoby (editora-chefe do caderno Geração Empreendedora do Jornal do Comércio) e Yuri Falcão (produtor dos programas Timeline e SuperSábado da Rádio Gaúcha).

Os jornalistas Kelly Matos e Paulo Germano (PG) também conversaram de forma online com os estudantes sobre a importância de cooperar na vida pessoal e profissional. A solicitação deste momento para trocas com profissionais do mercado foi feita pelos alunos do Departamento de Comunicação da Cooperativa Escolar com o objetivo de ampliar repertório e conhecimentos técnicos para a divulgação do Programa na escola, comunidade e redes sociais. 

Conforme a Analista de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Origens RS, Carine Neves, o Programa Cooperativas Escolares é uma iniciativa do Sicredi que busca ampliar oportunidades de aprendizado e desenvolver o protagonismo juvenil. Os alunos com idades entre 11 e 15 anos se reúnem no contraturno escolar para participação voluntária de oficinas e formações focadas no modelo e prática cooperativista e que incentivam o empreendedorismo. “Além da CESL, em Gravataí, temos Cooperativas Escolares em outros municípios de atuação da Sicredi Origens RS e cada uma está em um momento diferente.”

Ela também explica que o Programa Cooperativas Escolares conta com o apoio de uma Assessoria Pedagógica para a realização de habilitações e formações continuadas com os professores orientadores do Programa. “O nosso objetivo é fortalecer os princípios e valores do cooperativismo entre os estudantes e escolas do Programa fomentando cada vez mais o empreendedorismo juvenil.”

A editora de web do Jornal Correio do Povo, Brenda Fernandez, destacou a importância do Programa Cooperativas Escolares para os alunos, escola, comunidade e suas famílias. “O que pude presenciar na rápida vivência no colégio Santa Luzia foi união, respeito e comprometimento. A dedicação dos envolvidos chama a atenção e logo de cara você percebe que o que eles aprendem na Cooperativa Escolar rompe barreiras, pois o conhecimento é levado adiante para a escola, no bairro e para as suas famílias. Além disso, os produtos desenvolvidos, objetos de aprendizagem, são cuidadosamente pensados de forma ética, colaborativa e sustentável”.

A união e a sustentabilidade também foram citadas pela jornalista Bruna Magalhães da TV Band RS como diferenciais da Cooperativa Escolar “O encontro foi um momento não só de troca e aprendizado dos alunos, mas também de nós jornalistas. Conhecer a CESL e ver que todos podemos fazer a diferença trabalhando juntos, construindo um futuro próspero e unindo o meio ambiente com o empreendedorismo.”

Segundo a editora-chefe do Caderno Geração Empreendedora do Jornal do Comércio, Isadora Jacoby, a articulação, o entusiasmo e o comprometimento dos jovens com a sua comunidade chamam a atenção. “Conto, diariamente, histórias de empreendedorismo no Geração E, e foi muito inspirador ter contato com alunos que, mesmo tão jovens, já estão conectados com a cultura da inovação e entendem o seu papel na sociedade, assim como a importância do trabalho coletivo”.

O interesse em aprender sobre notícia e como comunicar a Cooperativa Escolar e as suas ações foi elogiado pelo Produtor da Rádio Gaúcha, Yuri Falcão. “Foi um prazer gigantesco passar a tarde com os alunos da CESL. Ver o interesse deles pela comunicação e pelo cooperativismo foi alentador. Acredito que a troca tenha sido enriquecedora para todos os presentes. Espero que a gente possa se reencontrar em breve”.  

Para o Vice-Presidente da Sicredi Origens RS, Alcides Brugnera, colaborar com o desenvolvimento e a transformação social das regiões onde atua é uma das premissas do Sicredi desde a sua origem. Isso se dá por meio de iniciativas que entregam um relacionamento diferenciado, cooperativo e que refletem os valores do cooperativismo, como proximidade, solidariedade e responsabilidade. “O que acontece com os estudantes do Colégio Santa Luzia, bem como nas demais escolas onde está implantado o Programa Cooperativas Escolares é um grande movimento baseado em educação e cooperação, que transformará vidas e o modo como as próximas gerações se relacionarão com o mercado, os seus recursos financeiros e as oportunidades de trabalho.”

O Vice-Presidente ainda ressalta a importância do bate-papo com os jornalistas ter acontecido no Dia Internacional das Cooperativas de Crédito, pois nesta data uma série de ações são realizadas pelo mundo para celebrar e refletir o papel que as instituições financeiras cooperativas desempenham no desenvolvimento econômico e social das regiões onde estão presentes.

A Sicredi Origens RS tem mais de 135 mil associados e atua nos municípios de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Glorinha, Gravataí, Porto Alegre, Sapucaia do Sul e Viamão.   

 

Sobre a CESL

A Cooperativa Escolar CESL foi fundada em 2019 e, atualmente, conta com 35 associados. Os alunos que participam do Programa aprendem sobre Cooperativismo e Empreendedorismo através de uma metodologia gameficada, onde o professor orientador conduz as atividades a partir de missões para a compreensão dos temas. Após o entendimento sobre a história do cooperativismo e como se estrutura uma Cooperativa, eles chegam no processo de fundação. Para a constituição da Cooperativa Escolar os sócios-fundadores definem o Estatuto Social, fazem Assembleias e escolhem de maneira democrática os membros do Conselho Administrativo, Conselho Fiscal e demais Departamentos que compõem esta estrutura.  A próxima etapa é a definição do objeto de aprendizagem (produto/ serviço) que será desenvolvido com o objetivo de ampliar conhecimentos e visando desenvolver o empreendedorismo juvenil, considerando o contexto da comunidade local.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Origens RS

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!