Cooperação que desenvolve o futuro: Sicredi leva momento cultural para jovens do município de Salto
Com o objetivo de proporcionar o acesso à cultura aos quatro cantos do país, a peça #Juntos chegou a Salto no dia 14 de setembro, e reuniu cerca de 200 jovens das escolas estaduais Tancredo do Amaral e Leonor Fernandes da Silva.
A produção, que conta com o apoio da Fundação Sicredi por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, está percorrendo o Brasil a partir do RS e já passou também por Santa Catarina e agora quem recebe é o estado de São Paulo. O espetáculo aborda, de forma descontraída, as questões da transição do jovem para a vida adulta, em suas amplas mudanças e decisões. Todas as apresentações serão gratuitas e abertas ao público.
“O Sicredi acredita que as pessoas podem transformar sua relação com o dinheiro e também conquistar sua independência e liberdade financeira através da educação financeira, por isso investimos em ações como a peça a teatral #Juntos. Além disso buscamos fomentar o desenvolvimento de comunidades que muitas vezes não têm a oportunidade de receber atrações culturais, por isso levamos a peça para municípios da nossa área de atuação”, comenta Cassia Salvalaggio, gerente de desenvolvimento do cooperativismo da Sicredi Nossa Terra PR/SP.
“#Juntos reflete com leveza e bom humor as questões que preocupam os jovens. Como preparar-se para o futuro com tantos caminhos possíveis? Nos dias de hoje o espaço físico não precisa ser compartilhado para que as pessoas possam cooperar, se unir e construir seus projetos de vida juntas” afirma a dramaturga Dedé Ribeiro.
Não é de hoje que a Fundação Sicredi apoia a arte e possibilita levá-la a muitas cidades brasileiras. Entre 2015 a 2018, a peça Qual Vai Ser? percorreu 256 localidades sendo uma das maiores turnês de uma peça nacional em número de cidades. Antes disso, foram realizadas as montagens de A Caravana dos Poupedis; Rir e Poupar: é só Começar e Zum, Zum, Zum- A União faz a Vida, com grande sucesso. Todas as montagens e turnês aconteceram via Lei federal de Incentivo à Cultura e tiveram excelente retorno de público.