Sicredi realiza encontro regional com professores municipais
Com o tema “A escola do futuro e o propósito de educar”, mais de 450 professores participaram do 1º encontro regional do Programa A União Faz a Vida
A Sicredi Nossa Terra PR/SP promoveu o 1º Encontro Regional do Programa A União Faz a Vida para os municípios da região oeste do Paraná. O evento aconteceu nesta quarta-feira (01) reunindo professores da Educação Infantil ao Fundamental I, na Aercol (Associação Esportiva Recreativa dos Funcionários da Copacol) num evento com palestras e interatividade entre os participantes.
Maura Carrara, presidente da Sicredi, explica que o encontro foi realizado com o objetivo de oferecer uma visão a curto e longo prazo aos professores, tendo na tecnologia um meio de disseminação do conhecimento. “Apresentar o novo e reforçar o propósito nobre da missão de educar, é assim que entendemos o nosso papel como propagadores de uma metodologia de ensino ativa. Entender, apoiar e oferecer dinâmicas que favoreçam o desenvolvimento profissional em função do ensino nas escolas é respeitar esses profissionais”, afirma a presidente.
Na programação, a professora especialista em autismo, Kelly Monteiro, ministrou a palestra sobre “A inclusão é o futuro”. “Em pouco tempo teremos ao menos um autista em cada sala e o professor terá que lidar com as diferenças buscando alternativas para alcançar o aprendizado inclusivo, a metodologia do Programa A União Faz a Vida favorece esse processo uma vez que tem a cooperação e a cidadania como base”, explica Kelly.
Pensar a educação do futuro também é observar e conhecer as tecnologias que fazem parte desse contexto. Dessa forma, através da área de Inovação e Tecnologia da Sicredi, os educadores tiveram a experiência de estar numa sala de aula dentro do Metaverso, conduzido pelo gerente do setor na cooperativa, Anderson Haas. Durante o evento, o professor Juliano Costa conduziu a palestra “Educação do futuro e o Futuro da Educação”, enfatizando a importância dos professores se adaptarem aos alunos e as diferenças culturais que eles trazem para dentro da sala de aula.
“Esse encontro marca o início do ano letivo para os nossos professores. A fala do professor Juliano foi fundamental pois nos encorajou e mostrou que precisamos estar sempre atentos as mudanças para mediar e levar aos nossos alunos todas essas novas informações”, finalizou a Secretaria de Educação do município de Formosa do Oeste, Angela Roberta de Brito.
Sobre o Programa A União Faz a Vida
Desde o seu lançamento, a iniciativa já alcançou, no território brasileiro, mais de 4 milhões de crianças e adolescentes, envolvendo mais de 200 mil educadores. Somente em 2022, mais de 40 mil educadores participaram do Programa, impactando mais de 506 mil alunos de 575 municípios.
Para saber mais sobre, acesse o site do programa.