Criatividade, empreendedorismo e cooperação. O resultado da Feira “Cooperando pelo Empreendedorismo Feminino” não poderia ser outro além de sucesso. A Sicredi Norte, em parceria com o Instituto Alachaster e coletivo Pretas Paridas, realizou nesta terça-feira (29) o evento que reuniu 75 mulheres apresentando trabalhos artesanais e buscando capacitação e crescimento profissional. Na ocasião, foi lançada uma linha de crédito especial para as empreendedoras.

O Coletivo “Pretas Paridas” participou da programação expondo sua arte feita por mulheres afroempreendedoras, que desenvolvem produtos e serviços ligados à sua história. Integrante do grupo, Maria Luiza mora na comunidade Boca da Mata de Salvaterra, na Ilha do Marajó, e destacou a visibilidade proporcionada pelo evento, além de agradecer o recurso financeiro lançado pela Sicredi.

"Para nós, empreender não está no campo do romantismo. Empreender é resistência e sobrevivência. Esse tipo de feira é a oportunidade de dialogar com o saber, com o conhecimento e afeto. Lá no Marajó, a gente aprendia colocar remendos e esses remendos, das nossas memórias de infância, vieram para nossas peças. O que hoje chamamos de customização. Boa parte dos nossos produtos são feitos de retalhos costurados à mão, fazemos a personalização das peças, o que atualmente está na moda. Trazemos essa memória afetiva do que era feito por nossas avós e estamos trazendo para a Feira. Todas as produtoras saem ganhando. Não temos patrão, nem empregado, temos pessoas que trabalham e se esforçam fazendo uma diversidade de produção", afirmou.

De acordo com o Presidente do Conselho de Administração da Sicredi Norte, Wilson Machado, a linha de crédito segue os pilares da cooperativa financeira de fomentar o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável.

"Apoiar o empreendedor, principalmente o microempresário, é fundamental. Essa a diferença do sistema cooperativo de crédito para os bancos. Para a Sicredi, qualquer lugar onde houver pessoas empreendedoras, há também a possibilidade de fazer um bom trabalho oferecendo linha de crédito, orientação técnica e todo apoio necessário", explicou.

A Feira é um espaço criado para venda, troca de ideias e também para agregar conhecimento. A palestra "O caminho da saúde financeira para o seu negócio" trouxe orientações e ferramentas para o crescimento dos empreendimentos. O mês dedicado às mulheres encerrou com estilo e com objetivos cumpridos. A Coordenadora do Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Norte, Priscila Fonseca, enfatizou que o evento surgiu da necessidade de uma educação voltada para mulheres e o planejamento se encaixou com o mês de março.

"Sabemos que a maioria dos microempeendedores no Brasil são mulheres. Entendemos que seria importante levar esse trabalho de orientação já que muitas vezes há dificuldade de acesso. Saímos com sentimento de vitória", contou.

Linha de crédito para mulheres empreendedoras

Durante o evento, a cooperativa também lançou uma linha de crédito especial para fomentar micro, pequenas e médias empresas que tem mulheres como principais detentoras do capital societário (acima de 50% sociedade). A iniciativa objetiva desenvolver negócios locais que tem mulheres no comando e oferecerá até R$ 50 mil reais de crédito para estes empreendimentos. Para ter acesso ao recurso, é necessário que a empresa seja associada da cooperativa e atenda as condições citadas.

Depoimentos que motivam

"Sempre tive o sonho de participar de uma Feira para expor o meu trabalho", A moradora de Icoaraci, Josimara Sousa, viu na programação a chance de expandir o seu negócio de confecção de laços. Com a exposição, muitas pessoas passaram pelo local conhecendo e comprando os acessórios.

Segundo o Analista do Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Norte, Maico Silva, o objetivo foi alcançado e as feiras já estão no calendário para novas edições. Ele afirma que é possível notar os resultados positivos e a diferença que a programação faz na vida dessas empreendedoras. A Sicredi Norte recebe isso como incentivo para continuar oferecendo essa oportunidade.

“O sentimento é de alegria em realizar isso com mulheres muito engajadas que tem interesse em crescer e se desenvolver melhorando seus conhecimentos ligados à educação financeira e ao empreendimento”, destaca.

Além do desejo de ter independência financeira, sustentar a família e empoderamento, o que os depoimentos de muitas participantes têm em comum é a necessidade de alinhar o trabalho com cuidar dos filhos. Encontrar uma forma de ganhar dinheiro estando perto da família leva muitas mulheres a empreender.  “Flavia Leite Ateliê”, por exemplo, surgiu do desejo da Flávia de ficar perto dos filhos. A loja começou virtual e hoje já possui uma estrutura física vendendo atacado e varejo no segmento da camisaria com bordado, serigrafia e sublimação.

“Não queria que meus filhos fossem criados por outras pessoas. Então comecei a empreender. Hoje me sinto realizada e a palestra expandiu meus conhecimentos. Aquilo que eu já sabia um pouquinho foi ampliado com a programação. Ganhei mais conhecimento sobre o assunto e aprendi demais com as outras empreendedoras, conversamos muito. Foi um dia de ganhos para todas”, concluiu.

Visitas ilustres

Prestigiando a palestra “O caminho da saúde financeira para o seu negócio”, o Conselho Regional de Administração – CRA/PA esteve presente através de sua Vice-Presidente Delma Lopes de Oliveira, da Diretora de Relações Institucionais Danielle Corrêa e de Vera Fidalgo, Conselheira da instituição.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Norte Cooperativa de Crédito

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!