Sicredi realiza Convenção Anual de Colaboradores 2024
Com o tema “Eu vivo a cultura Sicredi Norte SC” os 550 colaboradores estiveram unidos para fazer uma verdadeira imersão no propósito, história, vocação e nos valores da cooperativa.
O dia 1ª de junho foi marcado por dinâmicas que reforçam a cultura da Sicredi Norte SC. Muito além de valores organizacionais, os colaboradores contribuíram para eleger os cinco valores virtuosos da cooperativa, aqueles que vêm da essência: Respeito, Responsabilidade, Comprometimento, Honestidade e Humildade. “Os valores estão na essência de cada um, eles nos unem e pautam a forma com que nos relacionamos uns com os outros”, ressaltou o gerente de gestão de Pessoas, Willian Bonin.
História da Cooperativa
A história da cooperativa remonta aos anos 90, quando pequenos empresários enfrentavam dificuldades para acessar serviços bancários. Diante desse cenário, eles buscaram alternativas e encontraram no cooperativismo uma solução. O presidente, Nilton João Floriano, e o vice-presidente, Luiz Carlos Boebel, recordaram desafios e momentos marcantes.
Floriano, na época, descobriu uma apostila no site do Banco Central que continha as orientações necessárias para a formação de uma cooperativa. “Onde eu ia levava o documento comigo, pois precisávamos conseguir pelo menos 20 pessoas para formar a cooperativa”, contou. Essa atitude demonstra a importância do relacionamento desde a origem da cooperativa.
Após muito esforço conseguiram o número mínimo de sócios e a aprovação do Banco Central e, assim em 1997 foi criada a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Micro e Pequenos Comerciantes de Confecções de Joinville.
Em 2005, a cooperativa foi integrada ao sistema Sicredi, Joinville sendo a primeira cidade de Santa Catarina a contar com uma agência Sicredi. A partir desse momento, a cooperativa realiza as primeiras contratações de profissionais técnicos, isso contribuiu significatividade para o crescimento dos associados e da cooperativa.
A união dessas duas forças, fundadores e equipe técnica levou a Sicredi Norte SC a um novo marco: a consolidação do seu sistema de governança. Isso gerou maturidade e crescimento exponencial da cooperativa, principalmente a partir de 2013, quando o Banco Central aprovou a Livre Admissão de Associados. “Nós nascemos para fazer negócios, mas não a qualquer custo. Os negócios que nós fazemos precisam estar alinhados com a nossa cultura, com os nossos valores e propósito”, afirmou o diretor de negócios, Rafael Martignago.
Hoje, com 550 colaboradores, a história e os valores continuam a guiar o caminho, e cada membro desempenha um papel fundamental nessa jornada.
O que do passado fica?
O propósito original da cooperativa era apoiar os pequenos empresários, permitindo que prosperassem. Essa prosperidade não beneficiava apenas os empresários, mas toda a sociedade.
O compromisso com esse propósito continua forte, unindo colaboradores e associados na busca por uma comunidade mais próspera. Valores, aprendizados, memórias, vontade, coragem e determinação também permanecem.
Cada um dos colaboradores, cada um dos associados está ajudando a construir esta história. “Olhem o privilégio que nós temos de construir a nossa própria empresa. E nós somos uma sociedade de pessoas, então vamos cuidar dos nossos associados e ajudar genuinamente os nossos colegas”, comentou o diretor de operações, Edson Schneider.
Uma cooperativa plena desenvolve seu capital econômico, mas também precisa desenvolver o capital intelectual e relacional.
“É nossa responsabilidade diária honrar tudo que foi feito até aqui e escrever um novo capítulo com a mesma dedicação, coragem e iniciativa. É responsabilidade nossa cuidar da cooperativa, dos associados e gerar ainda mais desenvolvimento para a nossa região”, completou o diretor executivo, Nilton Weber.
Amarrando os pontos com Roberto Tranjan
Para encerrar a programação da Convenção Anual de Colaboradores da Sicredi Norte SC 2024, o escritor e palestrante, Roberto Tranjan trouxe reflexões sobre cultura, experiência e valores.
Segundo Tranjan, a cultura é uma frequência que faz com que as pessoas ajam harmonicamente. E para viver a cultura é preciso uma sincronicidade de filosofia, estratégia e método. Isso significa atuar com coerência. Ele explicou que um negócio pode ser uma atividade virtuosa se age com coerência e oferece sentido e significado aos envolvidos.
“Os valores que cada um traz impactam o negócio e o negócio impacta a sociedade. Nós influenciamos quem está a nossa volta. Por isso, a importância dos valores virtuosos. Eles são a raiz. Olha a importância desses valores que vocês definiram hoje”, ressaltou.
Tranjan recordou os valores principais definidos pelos colaboradores: Respeito, Responsabilidade, Comprometimento, Honestidade e Humildade. “Ouvir as pessoas, entender a necessidade delas, estar disponível, orientá-las, facilitar a vida delas, surpreendê-las e inspirá-las no dia são as formas de viver e aplicar estes valores. Quando mantemos viva a memória dos comportamentos a partir dos valores, nós alcançamos a excelência”, finalizou.