Projeto Acolher encerra no Município de Chuvisca
Iniciativa tem por objetivo estimular o potencial das mulheres da comunidade
Aconteceu no dia 30 de março, no Salão São José na cidade de Chuvisca, o encerramento das atividades do Projeto Acolher, que tem como foco principal proporcionar e estimular novas capacidades às participantes, tais como cursos profissionalizantes e de autocuidado, por meio de ações oferecidas ao longo do projeto. As mulheres participantes são atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e o projeto foi uma iniciativa da agência do Sicredi no Município que identificou uma necessidade de desenvolver o potencial empreendedor desse público de mulheres já assistido pela Secretaria.
O projeto foi aprovado pela Prefeitura Municipal de Chuvisca através da Secretaria Municipal de Assistência Social e contou com parceiros como o Sebrae, Senar e empresas parceiras da comunidade. Para a gerente da agência do Sicredi em Chuvisca, Tailani Szarblewski: “Foram 19 encontros entre palestras e cursos, e para nós foi muito especial estar presente nesse lindo projeto”. O Serviço de Proteção Social Especial acolhe essas mulheres e seus filhos visando que se desenvolvam e tenham novas capacidades para enfrentar os desafios da vida, explica a proposta do projeto enviada pela Secretaria. E o Sicredi, ao conhecer esse trabalho, identificou uma grande missão e uma possibilidade de também contribuir. A gerente Tailani relata que durante uma ação do Dia C da Cooperativa teve a oportunidade de conhecer essa realidade e o quanto seria gratificante e importante contribuir com as ações junto a esse público. Desde então empenhou-se em criar, organizar e propor as palestras e oficinas a serem oferecidas.
Os encontros do Projeto Acolher, começaram no mês de novembro de 2021 e contaram com a participação de 25 mulheres. Nesse tempo, temas como: potencial de cada uma, cidadania, desenvolvimento social, conscientização de direitos e conhecimento profissional foram diversamente abordados. Além disso, foi possível proporcionar o cuidado com os filhos das participantes para que tivessem um melhor aproveitamento do curso. A SMAS, disponibilizou cuidadoras para desenvolver atividades com as crianças em cada encontro.
O evento de encerramento do projeto contou a presença da Secretária Municipal de Assistência Social, Grasiela Santos, Sebrae, Senar, gestora e colaboradora da agência da Sicredi de Chuvisca e seus conselheiros Fiscal e Administrativo, Josiane Venzke e Teofilo Slawski e do vice-presidente da Cooperativa Sicredi Interestados RS/ES, Arlindo Holz.
Segundo a Gerente, Tailani, essa foi a primeira edição e experiência com o projeto e a intenção é de, com o apoio da área de Programas de Relacionamento da Cooperativa, estar à disposição da Secretaria e desenvolver novas iniciativas como essa.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 25 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Facebook | Twitter | LinkedIn | YouTube |Instagram