Nossa história iniciou em 1981, em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, com a realização da primeira Assembleia de Constituição da Cooperativa e a criação de seu estatuto social que deu o ponto de partida às atividades. Naquele tempo um grupo de 20 líderes do agronegócio, ligados a Cooperativa de Produção, liderados por Mário Kruel Guimarães, constituíram a Cooperativa de Crédito Rural de Passo Fundo (CREDIPASSO).
A Livre admissão de associados aprovada pelo Banco Central através da Resolução 3.106/03, tornou as cooperativas de crédito mais acessíveis, possibilitando a sua expansão para todas as pessoas das mais diferentes atividades econômicas. A partir de agosto de 2004, a CREDIPASSO passou a ser Sicredi Planalto Médio RS, operando com todos os segmentos profissionais da comunidade. Nesta época apenas os municípios de Passo Fundo, Ernestina, Mato Castelhano, Pontão e Coxilha faziam parte da área de atuação da cooperativa.
No dia 25 de fevereiro de 2016 a Sicredi Planalto Médio RS obteve a aprovação do Banco Central para a atuação em parte do estado de Santa Catarina, na região denominada Vale do Rio Itajaí Sul. Esta aprovação permitiu a inserção da Sicredi em 15 novos municípios: Ituporanga, Bom Retiro, Agronômica, Aurora, Lontras, Rio do Sul, Bocaina do Sul, Laurentino, Petrolândia, Imbuia, Urubici, Chapadão do Lajeado, Vidal Ramos, Presidente Nereu e Rio Rufino. Com a reforma estatutária, a cooperativa passou a chamar-se Sicredi Integração de Estados RS/SC.
Em 23 de janeiro de 2023, o Banco Central homologou oficialmente o pleito da Cooperativa para expansão ao estado de Minas Gerais. Com uma área de atuação de 33 municípios, a cooperativa tem sua denominação social alterada e passa a se chamar Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG. Em 25 de março de 2024, a primeira agência da cooperativa em Minas Gerais é inaugurada, em Governador Valadares.
Em 23 de janeiro, o Banco Central homologou oficialmente o pleito da Sicredi Integração de Estados RS/SC para que esta expanda sua área de ação para o estado de Minas Gerais
O resultado de nossa atuação responsável e próxima é a transformação das comunidades onde atuamos. Isso porque nosso trabalho consiste em captar recursos de associados e emprestar para associados das mesmas regiões. A permanência dos recursos no local impacta positivamente a comunidade, estimulando a geração de renda e o crescimento sustentável, com maior oferta de empregos, produtos locais e desenvolvimento econômico. Dessa forma, crescemos juntos.
mil
Associados
bilhão
Fontes
bilhão
Emprestamos
milhões
Patrimônio Líquido
milhões
Nosso Resultado
mil
Associados
bilhão
Fontes
bilhão
Emprestamos
milhões
Patrimônio Líquido
milhões
Nosso Resultado
Nossa cooperativa conta com mais de 60 mil associados nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que possuem objetivos comuns e formam uma rede que apoia o nosso crescimento conjunto. Confira os números da nossa cooperativa: Abrangência Rio Grande do Sul: 5 municípios – 11 agências; abrangência Santa Catarina: 15 municípios – 14 agências e 1 em fase de abertura; abrangência Minas Gerais: 33 municípios; número de associados: mais 60 mil associados e número de colaboradores: 331.
Somos um sistema cooperativo que valoriza as pessoas e promove o desenvolvimento local de forma sustentável.?
Ser reconhecida como instituição financeira cooperativa com excelência em relacionamento e soluções que beneficiam nossos associados e a sociedade
Cooperação;
Pessoas no centro;
Evolução constante;
Atuação sistêmica;
Desenvolvimento local;
Ética;
Transparência.