Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG realiza encontro com lideranças
Reunião reuniu Coordenadores de Núcleo e Conselheiros Consultivos para atualização do cenário econômico e social do 1º semestre da cooperativa
Um dos grandes diferenciais das cooperativas de crédito é o protagonismo de seus associados, que tem voz na tomada de decisões e participam da distribuição de resultados. Com isso em vista, a Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG promoveu neste mês as reuniões realizadas semestralmente com os Coordenadores de Núcleos e Conselheiros Consultivos, que cumprem o papel de representantes dos associados.
Os encontros entre lideranças foram realizados com associados do Rio Grande do Sul, em Passo Fundo, e de Santa Catarina, em Bom Retiro. No momento, as Diretoria Estratégica e Executiva apresentaram um panorama do cenário econômico e social do Sicredi e da cooperativa, com a prestação de contas de todas as atividades desenvolvidas durante o primeiro semestre de 2024.
Para o presidente da Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG, Alexandre Palma Palagio, um dos princípios que guiam o trabalho das cooperativas é a atenção às pessoas e as suas comunidades, que participam ativamente das decisões. “Reunir os representantes dos associados e atualizá-los sobre quem somos e como estamos é imprescindível para que eles tomem as melhores decisões a respeito do negócio, honrando a confiança que foi depositada pelos demais associados”, afirmou. “Nesses encontros, reforçamos nosso propósito de construir juntos uma sociedade mais próspera, valorizando as pessoas e nossa presença próxima e local”.
Na estrutura organizacional de uma cooperativa, o Coordenador de Núcleo é o representante dos associados nas assembleias gerais. Além disso, é a pessoa encarregada de promover o diálogo entre associado e cooperativa. A cada 3 mil associados, as agências precisam criar um núcleo e definir seu coordenador. Já os conselheiros consultivos são a parcela de associados que integraram em anos anteriores o Conselho de Administração, foram Conselheiros Fiscais ou Coordenadores de Núcleo da cooperativa.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 8,2 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.700 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.
Sobre a cooperativa Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG
Fundada em 1981, no município de Passo Fundo, a história da Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG iniciou com a união de 20 líderes do agronegócio, ligados a Cooperativa de Produção que, juntos, constituíram a Cooperativa de Crédito Rural de Passo Fundo (CREDIPASSO). Hoje, já são 28 agências abertas e mais de 72 mil associados.
A cooperativa atua em três estados, sendo eles Rio Grande do Sul, com 5 municípios (Passo Fundo, Ernestina, Mato Castelhano, Pontão e Coxilha), Santa Catarina, com 15 municípios (Ituporanga, Bom Retiro, Agronômica, Aurora, Lontras, Rio do Sul, Bocaina do Sul, Laurentino, Petrolândia, Imbuia, Urubici, Chapadão do Lajeado, Vidal Ramos, Presidente Nereu e Rio Rufino) e Minas Gerais com 33 municípios (Governador Valadares, São José da Safira, Nacip Raydan, Marilac, Frei Inocêncio, Jampruca, Mathias Lobato, Coroaci, Sardoá, Divinolândia de Minas, Virginópolis, Gonzaga, Santa Efigênia de Minas, São Geraldo da Piedade, Divino das Laranjeiras, Galiléia, São Geraldo de Baixio, Tumiritinga, Alpercata, Periquito, Fernandes Tourinho, Sobrália, Engenheiro Caldas, Capitão Andrade, Itanhomi, Turumirim, Conselheiro Pena, Goiabeira, Cuparaque, Resplendor, Santa Rita de Itueto, Itueta, Aimorés).