Um dos propósitos do Sicredi é desenvolver de maneira sustentável as comunidades em que está inserido. Em busca de construir uma sociedade mais próspera e justa por meio do cooperativismo, a Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG promoveu em parceria com a UFSM a formação “Meritocracia” a colaboradores, coordenadores de núcleo e integrantes do Comitê Mulher da cooperativa. 

 

Desenvolvido pelo Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a formação é composta por quatro módulos que aprofundam o conhecimento a respeito do cooperativismo, sendo eles: 1) Cooperativismo de Crédito; 2) Pessoas e a Cooperação; 3) Governança Cooperativa; e 4) Solucoption, momento final em que os participantes apresentam soluções para problemas mapeados na instituição.
Conforme explica o gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG, Paulo Brum, um dos fatores que mais prejudica o crescimento do cooperativismo é o desconhecimento acerca dele. “Colocamos aqui em prática o quinto e o sétimo princípio do cooperativismo: a educação, formação e informação e o interesse pela comunidade. É assim que ampliamos o conhecimento e vivências de pessoas que multiplicarão o que é o Jeito Sicredi de Ser e atuar”, pontua Brum. 

 

A formação reuniu, ao todo, 53 participantes. Entre eles estavam os coordenadores de núcleo da cooperativa, representantes dos associados nas assembleias gerais e encarregados de promover o diálogo com a cooperativa. Para o coordenador de núcleo da Agência Petrópolis, em Passo Fundo/RS, Márcio Bedin Gusberti, essa foi uma experiência única, com aprendizados que levará para a vida pessoal e profissional. “É muito importante nós conhecermos a história, estando dentro de uma cooperativa ou não. Isso é para todos aqueles que pensam para frente, pensam no futuro da nossa sociedade”.

 

Além disso, participaram os colaboradores que são responsáveis pelas ações sociais nas comunidades, como a Aline Lamas, colaboradora da Agência Brasil, em Passo Fundo/RS. Para ela, o curso foi uma jornada de transformação que desenvolveu nela habilidades como liderança e comunicação, aliadas ao trabalho em equipe. “Essa formação foi uma experiência transformadora. O aprendizado adquirido, as conexões feitas e a reflexão pessoal me permitiram enxergar o quanto somos agentes de mudança em nossas comunidades”.

 

A formação ainda contou com as integrantes do Comitê Mulher, que estão engajadas em ações de empreendedorismo feminino na cooperativa. Para a membra Aline Fibrans participar da formação e poder conhecer novos locais como a Rota Cooperativista, em Nova Petrópolis/RS, foi como um impulsionador para suas ideias. “Eu já acreditava no cooperativismo, mas visitar o berço do cooperativismo nos traz uma realidade que muda o ideal da gente”, reflete ela. “Faz com que a gente olhe para as oportunidades que temos no dia a dia e nos dá forças para mudar a realidade das nossas comunidades”.

 

A formação teve seu encerramento no último final de semana, em Nova Petrópolis, onde os participantes conheceram a Rota Cooperativista e tiveram a oportunidade de ouvir a palestra do Presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port. 
 

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!