Desenvolvimento do Cooperativismo
A gente acredita que com a força da nossa união, podemos fazer a diferença na vida das pessoas, na nossa comunidade e no mundo. Se você faz parte de uma instituição jurídica sem fins lucrativos, que é associada a Sicredi Integração RS/MG, envie seu projeto para avaliação. Juntos, podemos transformar a vida de muitas pessoas e construir uma sociedade mais próspera. Inscrições para o Fundo Social 2023 ocorreram de 1º a 31 de maio. Os valores da edição 2023 do programa foram distribuídos durante o mês de agosto. As entregas simbólicas são feitas nas agências aos representantes das instituições, os quais fazem questão de exaltar a satisfação de estar entre os selecionados e vislumbrar a execução de projetos antes distantes ou impossíveis de serem realizados. O Fundo Social 2023 da Sicredi Integração RS/MG agracia 128 entidades - 116 no RS e 12 em MG - com a distribuição de mais de R$ 1,2 milhão. Além de mais beneficiados, o valor é cerca de 30% maior em relação ao ano passado. Para 2024 as inscrições para novos projetos estão previstas para iniciar em 01/05.
O Programa A União faz a Vida é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi e objetiva construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. Nossa cooperativa realiza o programa em 34 escolas, envolvendo + de 350 professores e + de 1400 alunos nos municípios de Lajeado, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Travesseiro, Mato Leitão, Santa Clara, Progresso, Forquetinha e Sério no RS e Mariana/MG em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e assessoria pedagógica da Univates.
As Cooperativas Escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados por meio de uma proposta pedagógica que incentive a prática da cooperação. O objetivo é ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, vivenciando experiências dos valores e princípios do cooperativismo. Em 2019 foram fundadas em Lajeado/RS, quatro cooperativas escolares, são elas: Cooegal - Fundada na EMEF Guido Lermen, Cooperviena - Fundada na EMEF Nova Viena, Coopvida - Fundada na EMEF Vida e SJ Cooper - Fundada na EMEF São João.
Nossa cooperativa realiza o projeto de educação financeira em escolas dos municípios da nossa área de atuação. Desde 2018 realizamos em parceria com a Secretaria de Educação do município de Travesseiro/RS atividades relacionadas ao tema. O projeto trabalha com alunos das turmas do 3º, 4º e 9º anos, todas do ensino fundamental, atualmente duas escolas são parceiras no desenvolvimento das atividades (EMEF Pedro Pretto e E.E.E.M Monsenhor Seger). Além do envolvimento dos alunos, contamos com a participação dos professores e dos pais dos alunos e juntos aprendemos a realizar sonhos.
O Comitê Mulher foi implantado na Cooperativa no ano de 2023. Nele são desenvolvidas ações com mulheres associadas, com finalidade educativa, promovendo a equidade de gênero, empoderamento e capacitação de mulheres, para que possam cada vez mais assumir papéis de protagonismo e liderança na vida pessoal e profissional. Através de encontros, procura-se estimular a troca de conhecimento para que conversem e se conectem à cooperação de forma genuína, permitindo que, juntas, possam ampliar seu desenvolvimento. As interessadas puderam realizar a sua inscrição de 1º a 31 de maio e cumprir alguns requisitos solicitados pela Cooperativa. Durante 4 anos, o grupo de mulheres, formado por 44 associadas, participa de encontros que abordam diversos temas, entre eles: Cooperativismo, Liderança, Empreendedorismo, Gestão de Projetos, Educação Financeira, Governança, Dicção, Oratória e Desinibição, entre outros.
O Programa Crescer é uma frente de educação cooperativa disponível a todos os públicos que interagem com o nosso negócio. Por meio do programa, levamos o conhecimento sobre o Sicredi, sobre o modelo de gestão, os resultados da Cooperativa e os benefícios de participar de uma instituição financeira cooperativa. Todos as nossas agências realizam encontros periódicos com o quadro social de seu município, com objetivo de aproximar a Cooperativa dos associados e trazer informações relevantes a cada público. Em 2023 foram 6.629 participantes em 220 encontros.
Pensando em uma forma de estimular os jovens, o Comitê foi implantado em 2023 e tem a intenção de aproximá-los do cooperativismo e mantê-los na instituição. Ele tem finalidade educativa por meio de ações de desenvolvimento pessoal e profissional, despertando a liderança e o protagonismo social. O Comitê vem ao encontro de jovens que possuem interesse em participar de uma instituição financeira cooperativa. Voltado aos jovens na faixa de idade dos 18 aos 25 anos, oportuniza o engajamento àqueles originários dos municípios onde a Cooperativa está presente. Em 2023, 23 jovens participaram do Comitê se desafiando, explorando e trabalhando temas como: autoconhecimento e propósito, educação financeira e cooperativismo, liderança e protagonismo, empreendedorismo e inovação. O Comitê possui duração de 2 anos, tendo encontros mensais e contando com profissionais preparados para desenvolver e estimular os jovens.
O Programa Pertencer tem como objetivo estimular a participação ativa dos associados nas assembleias, fazendo com que eles se envolvam nas decisões da Cooperativa através das votações. Em 2023, foram realizadas as reuniões de núcleo presenciais, que iniciaram dia 16 de janeiro em nossas áreas de atuação, tanto no Rio Grande do Sul quanto em Minas Gerais. Nesses eventos contamos com a participação de mais de 9.500 associados. A assembleia esteve aberta das 9h do dia 1º de fevereiro até as 17h do dia 22 de fevereiro e contou com 18.613 associados votando digitalmente.