Sicredi Grandes Rios inaugura primeira agência especializada no segmento agro em Alta Floresta - MT
Referência na pecuária em Mato Grosso, o município agora conta com Agência Agro Smart que oferece atendimento personalizado aos associados do segmento
Importante polo do agronegócio mato-grossense, com destaque para a bovinocultura de corte, o município de Alta Floresta (a cerca de 800 km da capital), recebe 4ª agência do Sicredi. Será a 1ª agência Agro da cooperativa Sicredi Grandes Rios MT/PA/AM, que cumpre seu objetivo de estar ainda mais próxima dos associados, no atendimento das necessidades do público agro para o fortalecimento dos negócios e realização de sonhos. Alta Floresta está entre os cinco municípios do Estado com maior rebanho de gado de corte. Também é destaque na indústria de base florestal, além do cultivo de grãos como soja e milho, atividades que impulsionam o desenvolvimento da região.
Localizada na avenida Ludovico da Riva Neto, n° 900, no setor J, a agência será inaugurada nesta sexta-feira (04/08), às 19h. O atendimento ao público será de segunda a sexta-feira das 9h às 14h, a partir de 07/08. Com 348 metros quadrados de área construída, segue o modelo “Smart”, conhecido como “Agência de Negócios”, e não disponibiliza caixas eletrônicos, sendo totalmente voltada para o atendimento e apoio no desenvolvimento de negócios dos associados agro.
“Trazemos um modelo inovador de Agência Agro Smart com alguns diferencias bem interessantes, como o espaço para os pequenos produtores exporem seus produtos e mercadorias, sala de reunião para coworking e ambiente para aquele delicioso café. Toda estrutura foi pensada para o bem-estar do associado e também é destinada à equipe e empresas parceiras que atendem nossos associados”, explica o gerente de agência, Odemir Bechlin.
A primeira agência do Sicredi em Alta Floresta foi inaugurada em 2003 e ao longo desses 20 anos, a cooperativa acompanhou o desenvolvimento da região e ajudou no fortalecimento dos negócios de seus associados e na realização de sonhos. Agora, com a primeira agência Agro, a Sicredi Grandes Rios, mostra que sempre acreditou no potencial econômico do município, que tem as atividades pecuária, de base florestal e agrícola como pilares da economia. Atualmente são cerca de 58.6 mil habitantes, destes, 18.440 são associados (31,4% da população), sendo que aproximadamente 1,8 mil são do agronegócio.
“O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa que busca promover prosperidade nas comunidades onde está inserida, analisando oportunidades nas regiões e apoiando seus associados no fortalecimento dos negócios. Em Alta Floresta, acreditamos na importância do agronegócio para o desenvolvimento e a promoção do crescimento econômico da cidade. Por esse motivo investimos nesse modelo de agência, que oferece todo o suporte aos produtores rurais da região”, pontua Paulo Roberto Schmidt, presidente da cooperativa Sicredi Grandes Rios MT PA AM.
Com esta inauguração, a cooperativa passa a ter 48 agências, distribuídas entre Mato Grosso e o Pará. São 20 agências em solo mato-grossense e 28 em território paraense.
Impacto positivo
Com impacto não apenas na vida dos associados, mas de toda a comunidade, os benefícios do cooperativismo de crédito, segmento do qua o Sicredi faz parte, são comprovados. Pesquisa realizada em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), mostra que o cooperativismo incrementa o PIB per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, estimulando o empreendedorismo local.
Divulgado em junho, o 4º estudo da série “Benefícios do Cooperativismo de Crédito” denominado “A Efetividade do Cooperativismo”, realizado pelo Sicredi com apoio do pesquisador Juliano Assunção, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), reforça a importância da presença física de instituições financeiras nos municípios, pois contribui de maneira efetiva para a inclusão financeira das comunidades.
A pesquisa mostra que quando avaliado o comportamento dos associados que passam a contar com uma agência em seu município, o uso médio de produtos cresce 25% em dois anos, quando comparado a associados ativos em municípios sem atendimento físico. Após cinco anos, cada associado passa a ser atendido com uma média de sete produtos financeiros.