Ter um carro, uma casa, dinheiro guardado para emergência, aplicações financeiras e poder viajar nas férias são desejos de qualquer casal. Para conquistar esses objetivos não há receita de bolo, tampouco segredo. A regra básica resume-se à educação financeira, disciplina e compromisso, que possibilita aos casais a construção de patrimônio e uma vida tranquila no presente e no futuro. Na semana em que é comemorado o Dia dos Namorados, o convite aos casais é para uma reflexão que ainda é tabu para muitos: as finanças, com a ressalva de que, com diálogo, paciência e orientação, é possível prosperar e transformar sonhos em realidade.

 

No Brasil ainda não existem estatísticas sobre a quantidade de casais que possuem investimentos. Em geral os estratos são por gênero, classe social, raça e idade. Mas, a boa notícia é que o número de brasileiros que investem é crescente. A 6ª edição do Raio X do Investidor, divulgada em março pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), aponta que o percentual de brasileiros que investem em produtos financeiros passou de 31% em 2021 para 36% em 2022, o que equivale a cerca de 60 milhões de pessoas. Deste total, 40% são homens e 33% são mulheres, sendo que o produto de investimento mais citado é a poupança, com 26% das menções.

 

Os objetivos dos investimentos são variados, sendo a compra da casa própria o principal, mencionada por 30% dos entrevistados. Na sequência, aparecem a manutenção dos recursos em produtos financeiros (20,8%), a compra de um veículo (11,1%), fazer viagens/atividades de lazer (10,6%), usar na velhice/aposentadoria (9,6%), investir em um negócio próprio (9,5%) e “deixar para os filhos” (6%).

 

Antes mesmo do casamento

 

Os administradores Suzy e Gilberto Leal são casados há 32 anos. Logo no início do relacionamento, eles abriram uma loja de ferragens e, em seguida, compraram o primeiro  posto de combustível. Aos poucos, o negócio se expandiu e hoje o casal administra seis postos de gasolina. Com isso, veio também o aumento da responsabilidade: decidiram que precisavam investir. Foi assim que conheceram o Sicredi.

 

“A cooperativa trouxe o benefício de termos nossas contas e dos nossos filhos somente em uma instituição, além de controlar as finanças e os investimentos, cartões e holerites, o que nos proporcionou maior praticidade e melhor controle”, conta.

 

Os principais investimentos de Suzy e Gilberto são em poupança, renda fixa, previdência, Sicredinvest pré-fixado e Sicredinvest exclusivo. “No momento, a rentabilidade e o futuro dos nossos filhos é a nossa prioridade. Depois vem nossa aposentadoria e nossa velhice mais confortável”, revela.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Grandes Rios MT/PA/AM

A Sicredi Grandes Rios MT/PA/AM está presente em 30 municípios de MT e PA, com 48 agências, atendendo a 220 mil associados e disponibilizando as melhores soluções financeiras para seus associados.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!