Sicredi Grandes Rios MT/PA participa do 10º Cacaufest, em Medicilândia, no Pará
Cooperativa leva o cooperativismo de crédito a mais pessoas, se aproxima dos associados e apresenta as soluções financeiras disponíveis aos produtores locais
Cooperativa Sicredi Grandes Rios MT/PA está presente no 10º Cacaufest, realizado de 22 a 28 de agosto, em Medicilândia, no Pará. Entre os temas tratados no evento estarão o beneficiamento e sustentabilidade da cultura, avanços tecnológicos, rastreabilidade, certificação e verticalização, além de rodada de negócios. Medicilândia é considerada a “Capital Nacional do Cacau”, responsável pela produção anual de aproximadamente 52 mil toneladas do produto, com uma média de 1,2 mil quilos de amêndoa de cacau por hectare plantado, o maior do Brasil.
Importante apoiador do agronegócio, a instituição financeira cooperativa marca sua participação no festival, entre os dias 22 e 28/08, de duas formas, com uma mesa de negócios para apresentar aos associados e futuros associados as soluções financeiras disponíveis para ajudar no crescimento da atividade rural e também com uma câmera 360°, equipamento que faz vídeo em slow motion personalizado e divertido para as pessoas registrarem sua participação no festival e postarem nas redes sociais (disponível das 20h à meia-noite). Já o público que deseja negociar com o Sicredi é atendido das 8h as 17h.
Um dos produtos disponíveis aos produtores locais é o crédito. Durante o Cacaufest, os produtores poderão acessar linhas de custeio e investimentos (agricultura, pecuária e CPR); financiamento para aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas; financiamento de veículos; de matrizes e reprodutores; Cédula do Produtor Rural (CPR); e consórcio de máquinas, equipamentos e imóveis.
A van do projeto Sicredi Sobre Rodas também está no evento e, além de apoiar as possíveis negociações realizadas durante o evento, a cooperativa se aproxima dos associados e apresenta um pouco mais sobre o cooperativismo de crédito, suas vantagens e benefícios. Atualmente, a cooperativa Sicredi Grandes Rios MT/PA possui mais de 500 associados em Medicilândia, que são atendidos pelas agências de Altamira (a 85 km de distância) e Brasil Novo (distante 44 km), até que a agência da cidade fique pronta.
“O Sicredi tem a missão de contribuir com o desenvolvimento local e o crescimento das comunidades onde está presente. É parceiro antigo do produtor rural. Estamos em cidades pequenas, onde os bancos tradicionais não têm interesse de estar e prezamos por um relacionamento próximo com nossos associados. É por esses e outros motivos que participamos da 10ª edição do CacauFest, evento importante para a economia da cidade, que é a maior produtora de cacau do país e onde vamos abrir uma agência em breve, para estarmos ainda mais próximos dos nossos associados”, afirma o presidente da cooperativa Sicredi Sudoeste MT/PA, Paulo Roberto Schmidt.
Ele acrescenta que as cooperativas de crédito são importantes para as cidades pequenas e ajudam no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) per capita dessas localidades, criam mais vagas de trabalho formal e aumentam o número de estabelecimentos comerciais, estimulando o empreendedorismo local.
Cacaufest – Realizado anualmente pela prefeitura municipal de Medicilândia, o Cacaufest tem o objetivo de mostrar as potencialidades da cacauicultora do estado do Pará e da região da Transamazônica, especialmente da cidade, que tem cerca de 31 mil habitantes. Medicilândia atualmente responde por 45% da produção de cacau do Pará, com cerca de 2,7 mil agricultores envolvidos na cadeia produtiva, predominantemente produtores familiares.
Segundo informações da prefeitura, a cidade se destaca no cenário nacional como maior produtor de cacau e detém a maior produtividade do mundo, com 1.230 kg por hectare. Gera 16,4 mil empregos diretos e 65,6 mil indiretos.
É destinado a pequenos produtores da região, consumidores e profissionais da área. Além da comercialização de cacau e outros derivados do cacau selecionado, promove experiências sensoriais, exposições históricas e artísticas, cursos de capacitação, workshops, debates sobre temas do setor e palestras ministradas por especialistas regionais e nacionais.