Sicredi Evolução inicia celebrações de 35 anos com palestra sobre cooperativismo

Paulo Cesar Soares, gestor executivo da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis
-
Paulo Cesar Soares, gestor executivo da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis
-
-
No último sábado, 08, a Sicredi Evolução deu início às comemorações de seus 35 anos com um encontro especial, marcado por uma palestra de Paulo Cesar Soares, gestor executivo da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, local onde foi fundada a primeira cooperativa de crédito da América LAtina. O evento ocorreu no Centro de Formação Padre Theodor Amstad, em João Pessoa (PB), e reuniu conselheiros, dirigentes, coordenadores de núcleo, associados e colaboradores.
A iniciativa foi promovida pelo Comitê Cultural da Sicredi Evolução e destacou a trajetória do cooperativismo desde suas origens até sua chegada ao Brasil, impulsionada pelo padre jesuíta Theodor Amstad, patrono do cooperativismo no país. Durante a palestra, Paulo Cesar Soares abordou os princípios e valores que fundamentam o movimento, ressaltando sua importância na transformação social.
“O cooperativismo surgiu para promover mudanças a partir da união das pessoas, e o legado de Theodor Amstad é imenso. Ele já debatia temas essenciais como a questão ambiental e os direitos das mulheres, muito antes de seu tempo. Falar sobre sua história é contribuir para a continuidade dessa transformação”, destacou Paulo Cesar.
O evento também contou com uma sessão de autógrafos do palestrante, autor do livro “Um passo por vez”, que reúne histórias ambientadas entre o final do século XIX e o início do XX, retratando os primeiros anos do cooperativismo na América Latina e a trajetória de Theodor Amstad.
Para João Bezerra Júnior, presidente da Sicredi Evolução, a iniciativa reforça a missão educacional da cooperativa. “O quinto princípio do cooperativismo trata de educação, formação e informação. Momentos como esse fortalecem nosso compromisso com a disseminação do conhecimento. Nosso convidado foi brilhante, e sua palestra nos emocionou. Foi um privilégio aprender mais sobre nosso patrono e nossa história.”