Programa A União Faz a Vida celebra, com live, o encerramento das ações dos últimos dois anos
Envolvidos tiveram momento de narrações, trocas, partilhas e celebração das experiências vividas nos anos de 2020 e 2021
A Sicredi Essência promoveu nesta segunda-feira, 13/12, um encontro virtual de encerramento das atividades do ano do Programa A União Faz a Vida (PUFV).
Na nossa região, o programa já está presente nas cidades de Alegrete, Cacequi, Manoel Viana, Rosário do Sul, Uruguaiana e São Gabriel com a participação de mais de 4 mil crianças e adolescentes, além dos educadores responsáveis por implementar os princípios e a metodologia de educação cooperativista.
Entre estas ações do período, foram destaque o I Fórum Educacional do Pampa (2020), a Gincana Essência de Cooperação (2021), os projetos e ações de exploração, que foram reconhecidos e celebrados na Mostra Pedagógica deste ano de 2021.
“Nestes dois anos, construímos uma história de intensificação e fortalecimento de vínculos; trilhamos trajetórias; mapeamos percursos; inventamos meios de comunicação e por fim, chegando aqui podemos afirmar que de fato “A União Faz a Vida” destaca a Assessora de Programas Socias, Patricia Maia.
Conheça 5 dos principais impactos do Programa A União Faz a Vida da Sicredi Essência
- Entre o ano de 2020 e 2021 mais duas cidades passaram a integrar o programa, a abelha da cooperação pousou também em São Gabriel e Alegrete;
- Atualmente, o cooperativismo é vivenciado com o programa por mais de 335 professores e 4126 alunos;
- Em outubro de 2020, 1° Fórum Educacional do Pampa, teve a participação de mais de quatro mil pessoas em 20 municípios de 5 estados brasileiros;
- A Gincana Essência de Cooperação, realizada emo outubro de 2021 teve mais de 1500 registros de atividades realizadas;
- Durante a Mostra Pedagógica, em dezembro de 2021, diversas escolas compartilharam mais de 105 expedições que se tornaram projetos.
Segundo o vice-presidente da Sicredi Essência, Jorge Andrade, a cooperativa olhou com carinho para o ambiente de cada município e escola, buscando dar apoio a todos os envolvidos. “Mesmo perante as dificuldades do período espalhamos os valores e as atitudes de cooperação e cidadania, objetivo que vamos expandir cada vez mais”, concluiu o vice-presidente.