Mostra de Projetos do União Faz a Vida apresenta trabalhos de estudantes sobre cooperação e cidadania.
O programa, realizado pela Sicredi Essência, é a principal ação de fomento ao cooperativismo nas escolas
Nesta quinta-feira (17/10), em Alegrete, durante a Semana do Cooperativismo realizada nacionalmente pela Sicredi, foi realizada a Mostra de Trabalhos do Programa A União Faz a Vida, no Auditório da Sede Regional da Sicredi Essência.
Há 29 anos, o PUFV acontece em várias cidades do país e, na Sicredi Essência, está presente em 17 escolas de cinco municípios, envolvendo 3.935 crianças e adolescentes e 400 professores, que desenvolvem os princípios de cooperação e cidadania em suas atividades escolares. O programa adota uma metodologia inovadora no currículo escolar, transformando a forma de aprender e ensinar, tornando os alunos mais participativos.
Durante a mostra, as escolas EMEB Antônio Saint Pastous de Freitas e EMEB Princesa Isabel apresentaram projetos sobre empreendedorismo, educação financeira, cultura, preservação ambiental, saúde, entre outros, realizados por estudantes de 5 a 15 anos.
O evento contou com a presença das assessoras pedagógicas Ana Paula Malavolta, Camila Paines e do formador nacional da Habilitação Inicial do Programa A União Faz a Vida, Silvio Munari.
A assessora de Programas Sociais, Patricia Maia, destacou a importância de divulgar as ações realizadas nas escolas para a comunidade.
“No Brasil, as cooperativas impulsionam o crescimento das regiões. Conforme apontou um estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) para o Sicredi, nos municípios onde há cooperativas de crédito, o PIB é 5,6% maior, com 6,2% mais vagas de emprego formal. Tenho certeza de que esse crescimento não acontece somente pelas soluções financeiras. Aliado a elas, há muitas ações que transformam a autoestima das comunidades, promovendo um desenvolvimento contínuo” complementou Patricia.