A Sicredi das Culturas RS/MG e o Sebrae firmaram uma parceria para oferecer consultorias a empresas da região de atuação da cooperativa. O resultado dessa cooperação é o desenvolvimento da economia local. Assim, com o nosso apoio, os(as) associados(as) recebem consultoria do Sebrae para fortalecer seus negócios. O Programa é desenvolvido na área de atuação da Sicredi das Culturas RS/MG nos estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
Podem participar Microempreendedores (ME), Microempreendedores Individuais (MEI) ou Pequena Empresa, desde que:
· Seja associado(a) ativo da Sicredi das Culturas RS/MG até a data da inscrição;
· A empresa tenha sido constituída há no mínimo 01 (um) ano;
· Seja estabelecimento comercial enquadrado como MEI, micro ou pequena empresa, observando o faturamento de enquadramento;
· Possua soluções de oferta de fluxo de caixa (ao menos 1 produto ativo de todos os grupos: recebíveis, pix, contas a pagar, cartões e canais.
· Não esteja participando de outros projetos junto ao parceiro Sebrae.
Por meio da parceria entre a Sicredi das Culturas RS/MG e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), as empresas participantes do Programa Prosperar recebem consultorias especializadas para desenvolver seus negócios. A iniciativa conta com a participação de empresas associadas à instituição financeira cooperativa, com atuação em diversos segmentos de comércio e serviços.
Para participar é preciso fazer a inscrição no período de 10 a 31 de outubro de 2024. Os associados Sicredi passarão pelas etapas de análise e disponibilidade de vagas. Após, a Consultoria Empresarial ocorre da seguinte forma:
• Diagnóstico e devolutiva:
O diagnóstico é realizado mediante visita de consultores técnicos no estabelecimento do associado. São analisados o perfil empresarial e dados de performance de mercado.
Após o diagnóstico, um novo encontro será agendado para a entrega da devolutiva, na qual será construído um programa de desenvolvimento individualizado e específico, levando em consideração as necessidades de cada empresa e a definição de cronograma de ações.
• Implementação de propostas e capacitações:
Após a devolutiva, ocorre a etapa de implementação das propostas e a realização de capacitações, por meio de consultorias. Durante todo o processo, é feito um acompanhamento pelo Sebrae, para verificar o andamento dos serviços e assessorar o associado.
• Avaliação:
Etapa na qual ocorre a verificação dos resultados gerados para a empresa.
A partir do mapeamento de elementos de gestão como finanças, mercado, pessoas, planejamento e processos, bem como a proposição de ações, a finalidade do trabalho é ajudar os associados Pessoa Jurídica a alcançarem seus objetivos de desenvolvimento.