Mais de 300 doadores participam da Campanha Doação Farroupilha
Em sua 11ª edição, a Campanha Doação Farroupilha, realizada pela Sicredi das Culturas RS/MG, em parceria com o Banco de Sangue do Hospital de Clínicas de Ijuí (HCI), contabilizou 386 doações de sangue. “Em nome do serviço de Hemoterapia do Hospital de Clínicas agradeço de coração a dedicação dos doadores e, também, a Sicredi das Culturas RS/MG por essa bela campanha”, diz Cheila Meincke Eickohoff, médica Hematologista do Banco de Sangue do Hospital de Clínicas.
“Com um gesto simples é possível salvar muitas vidas, por isso agradecemos a todos que participaram da Campanha Doação Farroupilha durante o mês de setembro. Doar sangue é cooperar pela vida”, afirma Elmo Pedro von Mühlen, presidente da Sicredi das Culturas RS/MG.
Realizada durante o mês de setembro, a Campanha buscou incentivar doações de sangue. Todos os doares receberam de presente um pacote de erva-mate, como agradecimento pelo gesto solidário. Durante a Campanha, foram compartilhados também relatos de pessoas que já foram beneficiadas pelo Banco de Sangue. “É muito importante que o estoque do Banco de Sangue esteja sempre abastecido para casos de urgência, como o meu”, comenta Filipe Klein, que precisou de transfusão de sangue após sofrer um acidente de trânsito. Já Márcio Becker, precisa de doações regulares para tratamento da síndrome mielodisplásica, um tipo raro de leucemia: “todo dia há alguém precisando de doações, é algo simples de se fazer e não custa nada, mas os benefícios só quem recebe sabe o valor que tem”.
Para realizar uma doação basta fazer o agendamento pelo WhatsApp do Núcleo de Hemoterapia do HCI (55) 9 81763993, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O horário para doação é de segunda-feira a sexta-feira das 07h às 12h. Para doar sangue é preciso estar bem de saúde e com peso acima de 50kg. Homens devem observar o intervalo mínimo de dois meses entre uma doação e outra. Para mulheres este intervalo é de três meses. Para doar é importante não estar em jejum. Os doadores devem levar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos, menores de 18 anos precisam de autorização do responsável legal.