Sicredi das Culturas RS/MG promove ações de solidariedade em celebração ao cooperativismo
A Sicredi das Culturas RS/MG esteve mobilizada nos meses de julho e agosto para a realização de ações de voluntariado, em celebração ao Dia Internacional do Cooperativismo. Em 2024, o Dia C, ou Dia de Cooperar, como também é conhecido o conjunto de atividades de responsabilidade social lideradas pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil) teve como tema: Juntos fazemos mais pelas pessoas e por comunidades inteiras.
Diversas iniciativas foram promovidas pelas agências da Sicredi das Culturas RS/MG no noroeste gaúcho e no sudoeste mineiro, mobilizando voluntários em ações como revitalização de espaços públicos e arrecadação de alimentos, água, produtos de limpeza e roupas. Além disso, ações de intercooperação, envolvendo as cooperativas locais, foram realizadas em MG e no RS. No Rio Grande do Sul, uma delas envolveu a apresentação do humorista Badin, em Ijuí/RS, e a outra, realizada em Panambi/RS, promoveu diversas atividades de interação com a comunidade no Parque Municipal Rudolfo Arno Goldhardt. Em Minas Gerais, a ação “Domingo no Parque” promoveu, no Parque da Mogiana, em Guaxupé/MG, atrações culturais, entre elas a apresentação da Banda Sinfônica de Poços de Caldas.
“O Dia C é mais um momento de união pela solidariedade, em que nos mobilizamos para contribuir e fazer a diferença nas comunidades em que atuamos. Nossa essência é o cooperativismo e nossas ações são pautadas pelo bem comum. Entendemos que precisamos agir para gerar um mundo melhor e que juntos somos mais fortes para torná-lo possível. A nossa história sempre será pautada pela cooperação e esperamos que cada vez mais pessoas se juntem a nós nesse propósito”, destaca o presidente da Sicredi das Culturas RS/MG, Elmo Pedro von Mühlen.
Confira as ações realizadas pela Sicredi das Culturas RS/MG em Minas Gerais e seus resultados:
Domingo no Parque da Mogiana (realização conjunta entre cooperativas) - doações destinadas para a Colo de Mães Pastoral Social e Comunidade Católica de Guaxupé:
- 257Kg de alimentos
- 151 litros de leite
Agências Cássia, Itamogi, Monte Santo de Minas e Passos (juntamente com as agências da Sicredi das Culturas RS/MG no Rio Grande do Sul), contribuíram para a arrecadação de donativos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul totalizando:
- 1.930Kg de alimentos
- 478 litros de água
- 1.288 itens de higiene e limpeza
- 200kg de ração para cachorro
- 36 mantas e 6 travesseiros
- R$ 5.553,55
- 100 itens de material escolar
- 139 peças de roupas
- 170 brinquedos
Cabo Verde – a agência arrecadou 567 kg de alimentos e 605 itens de higiene e limpeza que foram destinados para o Asilo de Cabo Verde.
Guaxupé - equipe da agência fez um almoço para as crianças acolhidas da entidade "Casa Branca", com atividades de interação e brincadeiras com as crianças.
Monte Belo - a equipe da agência arrecadou 251 kg de alimentos e 52 itens de higiene e limpeza que foram doados ao Projeto Sopão.
Monte Santo de Minas - além da ação em benefício às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, a equipe da agência arrecadou roupas que foram doadas às instituições beneficentes do município.
Muzambinho - a agência realizou uma ação no Parque Municipal, com a pintura de bancos e cercas e a limpeza do gramado.
Nova Resende - a equipe da agência trabalhou de forma voluntária na festa julina do Lar do Idoso.
São Sebastião do Paraíso – a agência participou de uma ação da Secretaria de Meio Ambiente para incentivar o descarte correto de lixos eletrônicos.
Confira as ações realizadas pela Sicredi das Culturas RS/MG no Rio Grande do Sul e seus resultados:
Show do “Badin, o colono” com o objetivo de arrecadar alimentos em Ijuí (realização conjunta entre cooperativas) - doações destinadas ao Mesa Brasil do Sesc:
- 1.538,92Kg de alimentos
- 254 litros de água
- 889 itens de higiene e limpeza
Ações de interação no Parque Municipal Rudolfo Arno Goldhardt de Panambi (realização conjunta entre cooperativas) - doações de alimentos, água e itens de higiene e limpeza arrecadados foram destinados ao Lar Vô Dari e AVOCAP de Panambi.
Agências Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano, Chiapetta, Condor, Coronel Barros, Coronel Bicaco, Corporate, Ijuí Centro, Ijuí Imigrantes, Ijuí São Francisco, Jóia, Nova Ramada, Santo Augusto e São Valério do Sul (juntamente com agências da Sicredi das Culturas RS/MG em Minas Gerais), contribuíram para a arrecadação de donativos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul totalizando:
- 1.930Kg de alimentos
- 478 litros de água
- 1.288 itens de higiene e limpeza
- 200kg de ração para cachorro
- 36 mantas e 6 travesseiros
- R$ 5.553,55
- 100 itens de material escolar
- 139 peças de roupas
- 170 brinquedos