Jornada de Educação Financeira acontece em Iguatemi e Nova Andradina
Programa sistêmico conecta a educação financeira ao currículo escolar
O município de Iguatemi recebeu mais uma formação do programa Jornada de Educação Financeira nas escolas, vinculado ao Cooperação na Ponta do Lápis. O objetivo é conectar a educação financeira ao currículo escolar por ação direta dos professores. A formação aconteceu nos dias 01 e 02 de agosto, na Escola Salvador Nogueira.
Nova Andradina foi o primeiro município da nossa área de atuação a concluir o programa piloto, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com o acompanhamento dos assessores pedagógicos da Cooperativa. Nos dias 01 e 02 de agosto, houve também um encontro de formação e de encerramento das atividades que foram desenvolvidas no primeiro semestre. O evento aconteceu na Escola Professora Efantina Quadros e na Agência em Nova Andradina.
A metodologia da proposta é conectada ao currículo da instituição de ensino, promovendo a adoção de novos e saudáveis hábitos financeiros sustentáveis desde a infância. Os momentos são desenvolvidos pelos professores junto aos estudantes de maneira prática, por meio de ações elaboradas para auxiliar na construção dessas rotinas. Na Jornada de Educação Financeira o aluno se torna protagonista do seu processo de aprendizagem, através de conteúdos que estão inseridos na realidade da sua comunidade.
Segundo o nosso assessor de desenvolvimento do cooperativismo, Weverton Grein, a Jornada de Educação Financeira nas escolas são formações continuadas que contribuem para o desenvolvimento das atividades dos professores. “Em Nova Andradina, o momento foi de troca e partilha dos aprendizados e também de celebração, entendendo como foi trilhar esse caminho sob o ponto de vista da criança e dos próprios professores”.
A ideia é expandir o programa Jornada de Educação Financeira nas escolas para mais cidades, a partir de 2025. Para o nosso presidente, Paulo Roberto Neves, essa é mais uma forma da Cooperativa estar presente na comunidade com o desenvolvimento de programas voltados à educação, colocando em prática os princípios do Interesse pela Comunidade e o da Educação, formação e informação.