Na manhã desta quinta-feira, dia 30, a agência de Candelária divulgou o balanço dos primeiros meses do Plano Safra 2023/2024. O encontro teve a participação de representantes de assistências técnicas, sindicatos e Emater/RS – Ascar de Candelária. Após apresentação dos números, houve um momento para sugestões de melhorias no processo de obtenção de recursos para os agricultores locais.

Segundo o gerente de Negócios Agro da agência de Candelária, Fábio Emerson Ferreira, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) segue sendo a maior linha de custeio procurada pelos candelarienses, em que foram disponibilizados R$ 10,9 milhões até o momento. Todos os públicos voltados ao Agro puderam ser atendidos, incluindo os do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) e demais programas. As principais culturas custeadas foram o milho e a soja, respectivamente, seguido por arroz.

Atualmente, foram alcançados 80% dos recursos disponibilizados para os agricultores em relação ao ano passado. A tendência é de ultrapassar o aporte realizado na safra anterior. “A avaliação é positiva, tendo em vista que o processo transcorreu de forma eficiente e ágil para liberação do crédito ao associado. Tivemos uma liberação de custeio menor em relação à safra anterior por dois motivos. O primeiro é que os valores dos insumos nesta safra tiveram uma redução significativa, o que foi ocasionou um custo menor de produção. O segundo ponto foi a incidência de algumas prorrogações que tivemos em função da estiagem no primeiro semestre deste ano”, salientou, Fábio.

Outro ponto ressaltado no encontro foi a liberação de crédito direcionado para implementos agrícolas. Até o momento, cerca de R$ 5 milhões foram disponibilizados para modernização de maquinário nas propriedades rurais, o que demonstra um anseio dos agricultores locais em qualificar seu trabalho. 
 

Respaldo para os agricultores e fortalecimento da economia local

Sofrendo há quatro safras pelo impactado de condições climáticas adversas, os candelarienses contam com um suporte importante para enfrentarem os períodos difíceis. De acordo com o analista técnico da Sicredi Centro Serra, Evandro Kappke, em muitos casos o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) teve papel fundamental na garantia de indenização diante dos prejuízos nas lavouras. Na última safra, foram incríveis 263 acionamentos. 

Diante dos resultados apresentados, Fábio Ferreira ressalta que até o momento os recursos disponíveis atenderam toda a demanda dos associados conforme suas necessidades. A situação também reflete na economia local, tendo em vista o aporte financeiro realizado pelos candelarienses com custeios e investimentos. “Além de ajudarmos os agricultores, a grande liberação de recursos impacta na economia do município. Isso também só é possível com a parceria das assistências técnicas, sindicatos e da Emater local”, conclui.
 

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Centro Serra RS

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!