Encontro de cooperativas escolares mobiliza jovens em prol do cooperativismo
Cerca de 200 jovens estiveram reunidos em Passa Sete para consolidar conhecimentos adquiridos nas suas cooperativas escolares
Um evento que ficará marcado na memória de alunos e professores da região Centro Serra, o encontro “Mãos que Cooperam – jovens transformando suas comunidades”, reuniu centenas de jovens na Comunidade São Miguel, no Pitingal, em Passa Sete, no último dia 10 de outubro. Com o objetivo de estimular reflexões teóricas sobre o cooperativismo e promover a autonomia de novas lideranças, o evento realizado pela Sicredi Centro Serra proporcionou uma experiência inédita aos cooperados.
Segundo a assessora de desenvolvimento em cooperativismo, Luci Fornari, a iniciativa contou com cerca de 200 jovens reunidos para pensar e construir saberes associados às cooperativas escolares e as suas diretrizes práticas. Estiveram no evento 23 cooperativas da região. “Foi um momento de grande relevância, que nos mostrou um cenário de grande avanço na caminhada educacional dos nossos municípios”, explica.
Líder Educador da Marini, empresa parceira da Sicredi Centro Serra que presta assessoria/consultoria para cooperativas escolares desde 2010, o professor Everaldo Marini, destacou o protagonismo e autonomia de jovens ao longo do encontro. “Percebemos através das diferentes missões a desenvoltura, compreensão e criatividade de muitos jovens que se envolveram nas atividades”, frisa Marini, que destacou o despertar de muitos jovens através das iniciativas propostas, aos buscarem superar suas inquietudes e limitações.
Um estímulo para as lideranças de você
Supervisora escolar e orientadora da cooperativa escolar Encantar, de Vale do Sol, a professora Martina Flesch Kern se mostrou realizada com o evento realizado em Passa Sete. Para ela, o dia foi de muita integração e aprendizado entre os associados das cooperativas escolares. Logo na chegada, alunos receberam pulseiras de diferentes cores para formarem grupos. Em seguida, receberam um mapa com questões e enigmas a serem respondidos. “À medida que os jovens conseguiam desvendar os enigmas, eles se dirigiam ao local para realizarem atividades práticas em grupo. Foi um momento enriquecedor para todos”, destaca.
Alunos da EMEF Willibaldo Michel e associados da Cooperativa Escolar Encantar, de Alto Castelhano, em Vale do Sol, Michele Helena Hoeses e Lucas Arthur Kuhn Gass se mostraram realizados com o evento. Além das novas amizades, o trabalho em grupo foi outro ponto destacado por eles. “Foi uma experiência única que nos proporcionou novas amizades e conhecimentos sobre a importância do cooperativismo”, concluíram.