Cooperativa escolar Coopef Candelária é fundada em Linha Brasil
Cerimônia de lançamento ocorreu na última terça-feira, dia 28, na Escola Municipal Francisco Hubner Filho
A manhã da última terça-feira, dia 28, marcou um momento especial para Escola Municipal Francisco Hubner, de Linha Brasil. Com a presença de colaboradores do Sicredi, lideranças municipais e membros da comunidade escolar, ocorreu a cerimônia de lançamento da Coopef Candelária, a 24ª cooperativa escolar na Sicredi Centro Serra, que incentiva a realização da iniciativa visando o protagonismo dos jovens das escolas públicas através dos valores e princípios do cooperativismo.
Para auxiliar as escolas no desenvolvimento das atividades, a Sicredi Centro Serra possui uma assessoria pedagógica especializada que organiza as atividades das cooperativas escolares junto dos educandários. Em Linha Brasil, o envolvimento dos alunos associados e a mediação de uma professora orientadora tornou-se essencial para a fundação da cooperativa escolar que será o projeto-piloto de nova governança em cooperativas escolares, considera inédita no Brasil, por ser a única no movimento dessa nova governança.
Segundo a assessora de desenvolvimento em cooperativismo da Sicredi Centro Serra, Luci Abreu, a fundação da Coopef é um marco importante para a localidade e a comunidade escolar. “As cooperativas são locais de muita aprendizagem, onde os alunos colocam a mão na massa e descobrem suas potencialidades. É uma grande satisfação que nós, do Sicredi, possamos contribuir para que escolas se tornem efetivamente locais de humanização e transformação pessoal e social”, concluiu.
Um momento marcante a comunidade escolar
A professora responsável por organizar e orientar as atividades na Coopef Candelária, Morgana Elisa Luettjohann, conta que a presença de uma cooperativa escolar no educandário era um desejo antigo da escola, que então passou por um ano de transição até que fosse fundada. Durante todo o 2023, foram inúmeros encontros, reuniões e participações da Coopef em atividades cooperativistas, que tinham como objetivo os estudos sobre cooperativismo, o surgimento dos primeiros movimentos cooperativistas no Brasil, além da preparação e aprendizados sobre Estatuto Social da cooperativa, documentações oficiais e a Assembleia Geral.
Embora ainda esteja no início de sua trajetória, a professora orientadora acredita que o projeto irá influenciar o dia a dia de toda a escola. “Os alunos desenvolvem habilidades de comunicação, atenção, cooperação, trabalho e decisões em grande grupo, empatia, capacidade de produzir e divulgar informações em redes sociais que muitas vezes não demostram em sala de aula. A cooperativa e um momento em que eles podem se expressar de forma que todos serão ouvidos, questionados e cobrados igualmente”, explicou empolgada.
Na solenidade de abertura, os 23 alunos associados realizaram uma Assembleia Geral, em que deliberaram sobre o estatuto e elegeram os representantes para os cargos necessários. Eleita a 1ª presidente da Coopef Candelária, Daiana Maísa Steil, de 14 anos, afirmou estar feliz com a oportunidade. “Estou muito ansiosa para decidirmos nosso objeto de aprendizagem, viajar para conhecer outros lugares e trabalhar em equipe. Acredito no cooperativismo e tenho certeza de que irei aprender muito”, destacou.
Confira alguns registros da cerimônia de fundação: