A noite do dia 26 de novembro foi marcada pela entrega da Medalha Maria da Glória Sá Rosa, honraria concedida pelo Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico (CMPPH) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur). A cerimônia aconteceu na Casa de Cultura, reunindo autoridades, homenageados e a sociedade civil, em um evento dedicado à preservação da memória e da história de Campo Grande.

Criada em 2022, a medalha homenageia a memória da professora Maria da Glória Sá Rosa, conhecida como “Glorinha”, que deixou um importante legado na Educação e Cultura de Mato Grosso do Sul. Com mais de 10 livros publicados e uma atuação marcante em cargos públicos, Glorinha foi um símbolo de dedicação à preservação das tradições campo-grandenses.

Nesta edição, foram premiados o Sicredi, a professora e historiadora Alisolete Weingartner e, in memoriam, a arquiteta Giovane Teodoro.

O Sicredi foi reconhecido por sua atuação na valorização do patrimônio local, como a pintura do Monumento das Araras, em 2020. A honraria foi para as duas cooperativas do Sicredi na Capital, a Sicredi Campo Grande MS e a Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia. Wardes Lemos, presidente da Sicredi Campo Grande, que representou a instituição na cerimônia, destacou o compromisso da instituição com a comunidade.

“A cultura é fundamental para nós, e o Sicredi está sempre de portas abertas para apoiar iniciativas que valorizem nossa comunidade. Em especial, em Campo Grande, a cidade com o maior número de associados do Sicredi em todo o Brasil,” destacou Lemos.

A cerimônia teve início com a apresentação do Quinteto da Orquestra Sinfônica de Campo Grande, que encantou o público ao interpretar clássicos da música regional. Um dos momentos mais emocionantes da noite foi o solo do hino de Campo Grande, executado pelo maestro Antônio Marcos, que cativou a plateia com sua performance.

O vice-presidente do CMPPH, Roberto Figueiredo, ressaltou a importância da medalha como símbolo de valorização do patrimônio. “Essa comenda é o reconhecimento de um trabalho feito por pessoas da sociedade civil, em preservação tanto da memória quanto da estrutura física do nosso patrimônio”.

 

A secretária Municipal de Cultura e Turismo, Mara Bethânia Gurgel, classificou como essencial o fomento de iniciativas como esta para a preservação da história de Campo Grande. “Precisamos sempre dar o devido reconhecimento ao notório trabalho desenvolvido pelos nossos professores, profissionais e instituições locais que contribuem para a preservação da nossa identidade cultural e da nossa história”.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Campo Grande MS

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!