Comitê Mulher emociona com encontro especial para o Outubro Rosa
Um encontro cheio de significado e informações relevantes sobre direitos, cuidados e autoestima das mulheres.
No mês de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama, a Sicredi Campo Grande, por meio do seu Comitê Mulher, organizou um encontro cheio de significado e informações relevantes sobre direitos, cuidados e autoestima das mulheres. Com o tema “Dia de ressignificar o Câncer”, as membras do comitê e suas convidadas puderam aprender sobre a ordem de atendimento do SUS, conhecer os direitos que todo paciente oncológico têm garantidos por leis e, também, o trabalho e transformação que a reconstrução mamária pode proporcionar.
As atividades foram abertas pelo presidente da Cooperativa, Sr Wardes A. Conti Lemos e conduzidas pela membra e esteticista Larissa Fogaça, que dedica voluntariamente o seu trabalho para a reconstrução, feitas com técnicas de tatuagem, dos mamilos de mulheres que passaram pela mastectomia; na oportunidade, Larissa falou sobre o seu trabalho e levou pacientes para darem seu depoimento sobre como a técnica reconstruiu os mamilos e a autoestima de cada uma delas. A enfermeira Marcela Espíndola trouxe informações importantes sobre o tratamento conduzido pelo SUS, bem como os atendimentos disponíveis na Casa Rosa de Campo Grande MS. Por sua vez, a advogada Muriel Flávia Godoi, que também é colaboradora do Sicredi, relacionou todos os direitos disponíveis às pacientes oncológicas, que muitas vezes não os usufruem por falta de conhecimento.
Entre as participantes, a repercussão foi positiva e emocionante. “Cada momento foi marcado por gestos de apoio, aprendizado e empatia, mostrando o comprometimento da Sicredi e ainda que, juntos, podemos fazer a diferença na vida de muitas mulheres”, relatou Karina Chimenez. Maria Alves encorajou que “cabe a nós, do Comitê Mulher, divulgarmos esses benefícios para que todas as mulheres tenham conhecimento dessas leis”, compromisso também reforçado pela membra Cristina Possari e pela membra Katiene Ortega, que completou dizendo que as informações deram bagagem para as próximas ações do Comitê. Por fim, Deborah de barros, que também é conselheira, agradeceu a oportunidade e declarou que a reunião “foi uma experiência profundamente transformadora, onde cada relato carregava uma carga emocional intensa, revelando a força, a resiliência e a coragem de enfrentar uma doença tão desafiadora