Trabalhando o perfil do investidor antes do investimento
Descobrir as características de cada associado, suas necessidades e momento de vida são cruciais para oferecer a melhor alternativa de investimento
O Sicredi ao longo de sua história foi agente transformador na vida de diversos associados. A cultura da educação financeira e do investimento tem sido amplamente debatido pela cooperativa com as comunidades. Algo que pode ser novo, mas não desconhecido, aplicar o seu dinheiro de maneira inteligente permite realizar objetivos e sonhos. Devido aos juros baixos de rentabilidade, principalmente na poupança, o brasileiro passou a buscar novas alternativas para investir seu dinheiro. As carteiras de investimento de renda fixa com baixo risco foram alternativas que se popularizaram nos últimos anos, mas também foram atingidos pela baixa rentabilidade. Isso fez muitas pessoas cogitarem produtos mais lucrativos, sem levar em consideração se são adequadas ao seu perfil.
Quando falamos sobre investimento com nossos associados, temos em mente que cada pessoa possui um perfil como investidor. O conservador é aquele que prioriza segurança, mesmo que seus lucros sejam menores. O moderado já considera lucros maiores e leva em consideração os riscos para aumentar seus rendimentos. Por fim nós temos o perfil arrojado, onde a prioridade é a rentabilidade. Para ele os riscos são aceitáveis em nome de uma boa lucratividade. Esses perfis precisam ser levados em conta, porque a partir dele é possível orientar os melhores produtos para cada necessidade.
Os perfis, contudo, não são o único ponto importante que o Sicredi avalia. Seus colaboradores costumam também avaliar as metas e objetivos dos clientes, além do momento de vida que estão passando. Um associado com perfil moderado é diferente de outro associado com o mesmo perfil – se ele se tornou pai, por exemplo, é provável que os produtos para investimento oferecidos a ele sejam diferentes daqueles oferecidos para um estudante. O objetivo é direcionar cada pessoa para o produto adequado para seu momento de vida.
É importante que cada associado tenha em mente que ao aplicar seus recursos em uma carteira de investimento, existem pontos fundamentais que devem ser avaliados. Alta rentabilidade reflete em alto risco, assim com risco baixo pode resultar em um rendimento extra menor. Outro ponto é a liquidez, que se não for levado em conta, pode trazer surpresas inesperadas. Algumas carteiras permitem que os recursos sejam retirados a qualquer instante, como ocorre com a poupança. Em alguns casos, existe um período onde seu dinheiro não pode ser movimentado. Algumas carteiras de investimento, por exemplo, oferecem alta rentabilidade, com alto custo e mantendo seus recursos trancado por meses ou anos. Carteiras como essa são visadas por investidores arrojados que buscam lucro considerável a longo prazo. Já para quem pretende investir tendo a garantia do seu dinheiro também como um fundo emergencial é importante estar atento a liquidez da carteira.
O associado do Sicredi pode buscar o melhor perfil para investimento diretamente na sua agência, ou através dos canais virtuais. Com a orientação adequada, seus recursos pessoais podem ser aplicados levando em conta seu perfil e suas necessidades.
Você pode descobrir seu perfil no www.sicredi.com.br/sites/investindojuntos ou através do Internet Banking e do aplicativo do Sicredi, na guia investimentos.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 23 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
*Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Facebook | Twitter | LinkedIn | YouTube