WhatsApp

Projetos Sociais

Juntos, podemos liberar o potencial das pessoas e negócios da nossa região!

Juntos pela Comunidade

Juntos pela Comunidade Programa da Sicredi Caminho das Águas que visa apoiar iniciativas que contribuam com a melhoria da qualidade de vida dos associados e com o bem-estar coletivo, o Juntos pela Comunidade contemplou, em sua primeira edição, 33 entidades que desenvolvem projetos sociais, educacionais, culturais, de segurança ou de empreendedorismo social nos municípios da área de atuação da cooperativa, no Vale do Paranhana e no Litoral. No total, foram distribuídos R$ 275 mil. A entrega simbólica dos recursos ocorreu durante o período assemblear, entre fevereiro e abril. “Procuramos contemplar projetos que beneficiassem o maior número de pessoas em cada município. O objetivo é ampliar as ações da cooperativa como agente de mobilização e desenvolvimento regional, também para potencializar o nosso propósito de liberar o potencial das pessoas e dos negócios”, afirma Eduardo Glaeser, responsável pela área de Programas Sociais da Sicredi Caminho das Águas. .As inscrições de projetos para a segunda edição do Juntos pela Comunidade abrem em junho, no site www.sicredi.com.br/nacomunidade, onde será divulgado o regulamento completo do programa. Para se candidatar, as entidades devem observar os seguintes requisitos: ser pessoa jurídica com CNPJ devidamente constituído e ser associado da Sicredi Caminho das Águas no ato da solicitação de recursos. Não estão habilitados a inscrever projetos órgãos públicos e cooperativas escolares.

Cooperativas Escolares

O Programa Cooperativas Escolares é uma iniciativa que proporciona vivenciar a experiência dos valores e princípios do cooperativismo. E o mais legal é que a metodologia do Programa é muito divertida! Ela acontece na Trilha de Aprendizagem Cooperlândia, que é um jogo especialmente desenvolvido para as Cooperativas Escolares. Os princípios do cooperativismo que o aluno vivencia são: Adesão livre e voluntária; Gestão democrática; Participação econômica dos membros; Autonomia e independência; Educação, formação e informação; Intercooperação; Interesse pela comunidade. Como os alunos aprendem? Construída a partir das referências da gamificação, a metodologia do Programa valoriza elementos como narrativa, progressão, desenvolvimento de habilidades, conquistas individuais e coletivas, entre outros. Todo o processo de aprendizagem ocorre por meio do valor da cooperação e dos princípios do cooperativismo. Como funciona a rotina de uma Cooperativa Escolar: Depois que a Cooperativa Escolar é fundada, iniciam-se os encontros regulares dos associados. Os encontros devem ser organizados junto ao Professor Orientador, respeitando as diretrizes do Estatuto Social. O grupo pode organizar cada um dos encontros previamente, definindo os objetivos, o que será feito e quem deverá estar presente a fim de obter melhores resultados. Juntos, vamos promover o desenvolvimento sustentável da comunidade, alinhado ao Pacto Global da ONU

Termômetro do Bem

A campanha Termômetro do Bem é uma iniciativa que ocorre anualmente, na qual as nossas agências viram pontos de coleta de doações de peças de roupa, calçados e cobertores para serem repassados às entidades beneficentes, secretarias de assistência social e por vezes, diretamente às pessoas mais carentes. O objetivo é mobilizar os nossos associados, colaboradores e as comunidades da nossa área de atuação, pois somando forças conseguimos fazer o bem para um número maior de pessoas. Essa iniciativa está diretamente ligada ao 7° princípio do cooperativismo que é "o interesse e compromisso com a comunidade" e no ano passado, arrecadamos mais de 3.400 peças de agasalhos e os grandes protagonistas foram os nossos associados, sempre engajados e comprometidos com as ações e iniciativas da cooperativa.

Dia C

Com abrangência nacional, o Dia C tem como tema “Atitudes simples movem o mundo”. O objetivo é incentivar iniciativas de responsabilidade social nas comunidades em que estamos inseridos, nas quais todos possam se beneficiar através de ações voluntárias e solidárias, desenvolvidas por nós colaboradores em parceria com associados, associações e entidades. O dia C acontece todos os anos, no primeiro sábado do mês de julho e está alinhado ao 7º princípio cooperativista “Interesse e compromisso com a Comunidade”, onde buscamos gerar as transformações sociais para que todos tenham uma vida mais próspera. É um momento de doar ao próximo o que temos de mais valioso, o nosso tempo; é um momento de cuidar das pessoas, de fazer o bem ao próximo, de levar às comunidades a nossa essência, melhorar a vida das pessoas. Unidos, podemos contribuir muito mais para minimizar os efeitos da desigualdade social e promover a cidadania entre os beneficiados.