Investimento com segurança: por que escolher o Sicredi?
Os fundos de proteção financeira são instrumentos de prevenção da cooperativa no ambito local, regional e sistêmico
O Sicredi tem presença nacional. Atualmente constituido por 104 cooperativas, com mais de 2,7 mil pontos de atendimentos, mais de 45 mil colaboradores e somando mais de 8 milhões de associados. O sistema conta com fundos de proteção financeira na preservação, perenidade e sustentabilidade do negócio cooperativo.
Entre as 10 melhores instituições no ranking do Sistema Financeiro Nacional, o Sicredi hoje está em 7º lugar em ativos totais (370,3 Bi) – destes 230,7 bilhões em carteira de crédio - e 6º lugar em depósitos totais (253,8 Bi) contando ainda com mais de 40,7 bilhões em patrimônio líquido sistêmico que reforçam a solidez da primeira cooperativa de crédito do Brasil.
Na classificação de risco – porte, segurança e solidez – o sistema Sicredi se consolida em AAA, performance atribuida pela Standard & Poor’s agência de classificação de risco, o que representa na escala de risco um grau de investimento com qualidade alta e baixo risco.
O sistema Sicredi, assim como as demais instituições financeiras, passam por supervisão do Banco Central (BACEN), que é responsável por acompanhar a adequação à normas na prevenção de Riscos de Compliance, além de auditorias internas e externas que garante a qualidade na atuação.
Na prevenção e garantia da proteção financeira da cooperativa, existem fundos financeiros disponíveis para eventuais cenários financeiros desafiadores. No sistema, cerca de 54% do Patrimônio é composto do Fundo de Reserva, chegando a marca de 20 bilhões de reais.
A Central Centro Norte, composta pela Sicredi Araxingu, possui a marca de 7 bilhões contidos nos Fundos Garantidores da Central, de maneira regionalizada.
De forma local, a cooperativa também possui o seu Fundo de Reserva próprio, no caso da Sicredi Araxingu, atualmente alcança a marca de mais de 500 milhões de reais.
Já o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), representa mais uma proteção financeira para a cooperativa e associados, que garante 250 mil reais por CPF e por cooperativa.
Como forma de proteção sistêmica, existe também a responsabilidade solidária entre as cooperativas que compõem o sistema, um mecanismo que garante apoio direto à cooperativa em cenários econômicos desafiadores.
Os fundos de proteção financeira são instrumentos de prevenção da cooperativa no ambito local, regional e sistêmico, existem para manter a sustentabilidade do negócio cooperativo com segurança, consistência e solidez.
Para ser um associado da Sicredi Araxingu, basta abrir uma conta pelo WhatsApp Oficial, (51) 3358-4770, ou ir até uma agência.