Sicredi Araxingu supera marca de R$ 3 bilhões de crédito concedido
Com atuação em 20 municípios, cooperativa registra mais de 30% de aumento na carteira de crédito em relação ao ano anterior.
Captar e reaplicar os recursos nas comunidades onde atua para incentivar e viabilizar investimentos para a prosperidade dos seus associados é a missão do Sicredi. Norteado por princípios como este, a cooperativa Sicredi Araxingu bateu a marca de R$ 3 bilhões em crédito concedido somente na região do Vale do Araguaia e Vale do Xingu.
No início de novembro de 2020, a cooperativa registrava pouco mais de R$ 2 bilhões na carteira, e 12 meses depois superou a marca dos R$ 3 bilhões, crescimento de aproximadamente 50%. De acordo com a cooperativa, deste montante, 30% são destinados ao crédito comercial, 55% para crédito Rural e 15% para recursos direcionados.
O presidente da Sicredi Araxingu, Martin Steffenon, comemorou a marca alcançada e destacou a velocidade do crescimento da cooperativa nos últimos anos. “Foram 30 anos para atingirmos 30 mil associados e chegar à marca de R$ 1 bilhão de carteira de crédito. Nos últimos dois anos atingimos o crescimento de R$ 1 bilhão por ano, e alcançamos os R$ 3 bilhões de crédito concedido, além de ganharmos mais 18 mil associados nos últimos 24 meses, isso mostra a força que temos na nossa área de atuação e principalmente a confiança do associado em nosso trabalho”, explica.
Com atuação em 20 municípios e mais de 48 mil associados, os bons números credenciam a cooperativa a alçar voos mais altos, e consolida o processo de expansão da instituição financeira cooperativa, que atualmente possui 17 agências, e prevê atuar em 40 municípios nos próximos cinco anos.
Ainda de acordo com Steffenon, o expressivo aumento é ainda mais surpreendente se levar em consideração que o crescimento foi registrado em um período crítico da pandemia. “Estivemos atentos a todos os movimentos do mercado e buscamos as soluções para oferecer as melhores condições aos nossos associados, seja para investir nos seus empreendimentos, seja para ajustar o modelo do negócio, para implantar um novo sistema e melhorar a gestão, ou para liquidar compromissos. Outro fator que contribuiu para isso, foi que nós conseguimos manter o atendimento ao associado no agro, através de linhas de crédito, e manter o custeio da mesma quantidade de área que vínhamos custeando”, pontua.