O Sicredi, instituição financeira cooperativa presente em todo o país e com mais de 8 milhões de associados conquistou o “Selo de Prevenção a Fraudes” da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).  O objetivo da certificação é fortalecer a integridade das operações no Brasil, ao mesmo tempo que evidencia as práticas rigorosas das instituições na prevenção, repressão e conscientização sobre fraudes e golpes. 

 

O selo atesta que o Sicredi e suas 104 cooperativas possuem processos eficientes para prevenir fraudes e conscientizar seus associados sobre os riscos. As instituições financeiras certificadas foram submetidas a uma avaliação criteriosa que verificou a existência de serviços especializados em prevenção a fraudes, além de análises e score de risco. Também foram avaliadas as ações de cooperação, parcerias e compartilhamento de informações com parceiros externos, bem como a adequação dos processos preventivos. 

 

A certificação exigiu ainda a implementação de planos de conscientização e divulgações contínuas sobre prevenção a fraudes, a adoção de soluções e boas práticas para abertura de contas correntes, e a estruturação mínima necessária em termos de ferramentas, procedimentos e governança tanto para a gestão de processos transacionais quanto para o tratamento eficaz de fraudes.


Como identificar propostas golpistas

Propostas golpistas frequentemente prometem retornos financeiros extraordinários em curto prazo, pressionando as pessoas a tomar decisões imediatas sem tempo para análise cuidadosa. Também utilizam métodos não convencionais, como phishing e mensagens fraudulentas, e evitam canais de comunicação oficiais e seguros. Além disso, resistem à verificação, o que é um sinal claro de alerta, pois entidades legítimas não têm problemas em fornecer informações adicionais e permitir consultas a fontes confiáveis.

 

Como se proteger

Para evitar cair em golpes é preciso colocar em prática medidas preventivas como criar senhas longas e fortes e nunca as compartilhar com ninguém, o mesmo vale para número de cartões e tokens de segurança. Outra mediada recomendada é não anotar estes dados no bloco de notas do celular. Além disso, é importante usar a autenticação de dois fatores em todos os aplicativos, esta medida reforça a segurança e dificulta ações golpistas.

 

Se ainda assim você receber uma mensagem ou ligação que gere dúvidas, desconsidere e desligue imediatamente. Lembre-se que o Sicredi, assim como as demais instituições financeiras, não entra em contato para solicitar informações pessoais, atualizar cadastro ou solicitar senhas e documentos. Caso fique inseguro com algum contato, você pode confiar no seu gerente de conta do Sicredi, entre em contato por meio do WhatsApp no número (51) 3358-4770, ou vá até a sua agência.

 

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Altos da Serra RS/SC

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!