Gestão financeira no agro: confira 4 dicas para te apoiar no dia a dia
Para obter os melhores resultados e garantir a prosperidade do negócio, o produtor rural precisa seguir um planejamento estratégico e eficiente.
Além de cuidar da sua lavoura, o produtor rural também assume um papel de empreendedor. Desta forma é fundamental estar atento a todos os aspectos envolvidos na gestão, e o setor de finanças é um dos principais. Afinal, o sucesso do negócio está diretamente ligado à saúde financeira.
Ter um planejamento bem estruturado, manter o controle do fluxo de caixa, ter clareza dos custos com a produção e saber usar ferramentas tecnológicas para otimizar essa parte do gerenciamento são passos cruciais na gestão financeira. Pensando nisso, o Sicredi separou 4 dicas para melhorar a gestão financeira do seu agronegócio.
1) Faça um planejamento financeiro
O primeiro passo para colocar as finanças em ordem é criar um planejamento financeiro. Nessa etapa você precisará identificar todos os seus custos e colocá-los na ponta do lápis. Após esse levantamento, analise de você conseguirá arcar com todos os seus compromissos e fique atento a situação financeira da sua fazenda.
2) Tenha o controle do fluxo de caixa
O controle de fluxo de caixa é essencial para qualquer negócio. O produtor precisa ter total conhecimento de todas as receitas e despesas da sua atividade. Ter esses dados organizados é fundamental para administrar a propriedade, uma vez que essas informações devem ser utilizadas para ajudar na tomada de decisões.
3) Fique atento aos custos de produção
Cada atividade agropecuária tem a sua particularidade e os gastos são variáveis. No entanto, você precisa estar atento aos seus custos com a sua produção, pois isso vai impactar diretamente no resultado. Tenha um olhar técnico e seja estratégico nas escolhas. Analise rigorosamente o seu negócio e identifique custos que possam ser reduzidos e oportunidades, como a compra antecipada de insumos, que pode garantir mais rentabilidade para você, negociação ou troca de fornecedores, por exemplo.
4) Use a tecnologia a seu favor
A tecnologia vem para ajudar o produtor rural. Atualmente é possível encontrar uma série de softwares de gestão cada vez mais eficientes, muitos especializados em negócios do setor agro. Encontre a solução que melhor se adeque a sua necessidade. O investimento pode trazer bons retornos, além de deixá-lo mais seguro nas decisões.