Projetos do Sicredi em Birigui são premiados em Curitiba
Sicredi estimula colaboradores a produzirem ações de impacto e desenvolvimento sustentável
Dois projetos sociais que a cooperativa Sicredi Alta Noroeste SP realiza em Birigui foram premiados pela Central Sicredi PR/SP/RJ em Curitiba-PR. As premiações foram realizadas junto a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Central, na presença dos presidentes das 31 cooperativas que integram a Central.
Anualmente a Central Sicredi PR/SP/RJ realizam ações baseadas nos sete princípios do cooperativismo de crédito e alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Todas são celebradas pela iniciativa “Protagonistas da Comunidade” e foram reconhecidas com o “Troféu Raiffeisen”.
A premiação faz referência ao legado de Friedrich Wilhelm Raiffeisen que, em meio às adversidades da Alemanha no século XIX, criou a Associação de Caixa de Crédito Rural de Heddesdorf e consolidou o movimento cooperativista. Na edição 2023, foram mais de 350 projetos inscritos por colaboradores do Sicredi com atuação no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro e 31 cases premiados por uma comissão julgadora.
O “Troféu Raiffeisen” reconheceu iniciativas de impacto positivo desenvolvidas por colaboradores do Sicredi com atuação no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
Troféu ODS 2023
Nosso presidente Dr Américo Sthur Péchy foi homenageado com o troféu ODS 2023 pelo crescimento do projeto Óleo das Abelhas, que em 2023 recolheu mais de 8.000 litros de óleo de cozinha usado em parceria com as escolas municipais. Impacto de 170.000 litros de água a menos poluídos. O projeto é coordenado pelos colaboradores da agência de Birigui junto a 22 escolas municipais da cidade.
Protagonistas da Comunidade
E a colaboradora voluntária Naiara Araujo, representando a agência de Birigui, recebeu o Troféu Protagonistas pela sua liderança junto ao projeto "Reforma da Casa Abrigo". Mais de R$ 10.000 foram mobilizados em doações para complementar adequações nas acomodações com divisórias em drywall e melhorias no parquinho da entidade. Em segunda fase da ação novos recursos foram arrecadados para pinturas e instalação e rodapés.