Utilizamos cookies neste site para melhorar sua experiência de navegação de acordo com nossa Política de Cookies.
Desenvolvimento do Cooperativismo
Com o Fundo Social, as cooperativas destinam um percentual do resultado do exercício anterior para apoiar iniciativas promovidas por entidades privadas, sem fins lucrativos e legalmente constituídas. As ações apoiadas devem ser mensuráveis em esforço, tempo e impacto no desenvolvimento social. Na Sicredi Aliança RS/SC/ES a previsão estatutária do recurso do Fundo Social corresponde a 2% do resultado, fazendo a diferença nas comunidades que estamos presentes, aliando desenvolvimento econômico e transformação social. É isso que chamamos de interesse pela comunidade. Em 2022 destinamos um recurso de R$ 872.216,33 para 90 projetos aprovados na área de atuação da instituição e desenvolvidos por 84 entidades. Fonte: Relatório de Sustentabilidade Sistêmico 2021 e Dados Internos.
O Programa A União Faz a Vida é uma importante iniciativa de educação. Com o objetivo de formar cidadãos cooperativos nas comunidades onde estamos inseridos, estimulamos crianças e adolescentes a serem protagonistas, pensar criticamente, tomar decisões e construir projetos de forma coletiva, desenvolvendo os princípios da cooperação e da cidadania. O Programa é baseado em uma metodologia de ensino própria, que valoriza os saberes obtidos fora e dentro da escola. Nessa metodologia, que pode ser aplicada na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, os alunos são protagonistas do processo de aprendizagem e desenvolvem projetos que ajudam a trabalhar o saber globalizado. Em 2021 o Programa A União Faz a Vida contemplou 977 alunos e 107 professores de dois municípios gaúchos. Ao todo, foram sete escolas atendidas no ano, seis delas de Marau e uma de São Domingos do Sul. De abril a dezembro, 35 projetos foram trabalhados no PUFV, abordando temas variados como meio ambiente, saúde, alimentação saudável, reino animal, entre outros assuntos, contando com o envolvimento de 154 colaboradores. Já em 2022 o Programa manteve sua atuação em Marau RS e São Domingos do Sul RS. Também para Santa Catarina, no município de Alfredo Wagner. Logo, estamos com o Programa A União Faz a Vida em dois dos nossos Estados, 4 municípios, 18 Escolas, impactando cerca de 230 educadores e mais de 2.000 alunos desenvolvendo projetos que serão expostos no fim do ano nas mostras pedagógicas. Fonte: Relatório de Sustentabilidade Sistêmico 2021 e Dados Internos.
O Cooperação na Ponta do Lápis é o Programa sistêmico de educação financeira do Sicredi. Ele tem como propósito “cooperar para uma vida financeira sustentável” e exerce o papel de desenvolver e fortalecer o tema em nosso negócio e na sociedade. Com base na Psicologia Econômica e na Economia Comportamental, ele auxilia as pessoas a tomarem consciência sobre a sua relação com o dinheiro e a desenvolverem hábitos e atitudes que contribuam para uma vida financeira sustentável. A Sicredi Aliança RS/SC/ES em 2021, teve suas ações norteadas pela temática “Juntos a gente desenha uma vida mais próspera”, mote do programa Cooperação na Ponta do Lápis. Para isso, as agências da cooperativa promoveram encontros com pessoas físicas, microempreendores individuais (MEIs), adolescentes e crianças, conscientizando sobre o tema. Ao total foram 112 ações que impactaram 2.823 pessoas. Em 2022 as ações não param! Estão acontecendo desde o início do ano e há uma grande expectativa para a Semana ENEF, com data ainda não divulgada pelo Banco Central. Fonte: Relatório de Sustentabilidade Sistêmico 2021 e Dados Internos.
A capacitação de associados no Programa Crescer é um compromisso nosso para que ele passe a entender melhor o nosso modelo de negócio e o seu papel dentro deste contexto, tornando-se assim um promotor do nosso empreendimento. No ano de 2021 a Sicredi Aliança RS/SC/ES promoveu 59 reuniões de formação do Programa Crescer, com a participação de 584 associados, abrangendo os segmentos Mulheres, Jovens, Pessoas Físicas, Empresas e Agro. Além de oferecer a vivência do cooperativismo, os encontros também têm como objetivo formar as futuras lideranças da instituição. Em 2022 as formações estão acontecendo a todo vapor nos três Estados de atuação da cooperativa. Fonte: Relatório de Sustentabilidade Sistêmico 2021 e Dados Internos.
Anualmente, no mês de julho, comemoramos o Dia C (Dia de Cooperar), uma iniciativa nacional organizada pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) que demonstra a força do cooperativismo em prol das transformações sociais. Nesse dia, as organizações participantes realizam, por meio do voluntariado, ações de responsabilidade social nas comunidades, alinhadas aos princípios do cooperativismo. Em 2022 o Dia C da Sicredi Aliança RS/SC/ES foi um sucesso. Foram mais de 300 voluntários em ações que arrecadaram mais de 2 toneladas de roupas, agasalhos e mantas, 1.240 kg de alimentos, aplicação de mais de 300 doses de vacina, plantio de 290 mudas de árvores, recolhimento de 200 kg de lixo eletrônico, 100 kg de microlixo e 100 kg de lixo, além da distribuição de 1.500 lanches e 1.500 passeios no carretão da alegria. Fonte: Relatório de Sustentabilidade Sistêmico 2021 e Dados Internos.
O Programa Cooperativas Escolares visa ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes por meio de atividades sociais e culturais que levam até elas a experiência dos valores e princípios do cooperativismo. As atividades são voltadas para o desenvolvimento de competências como liderança, empreendedorismo social, educação financeira e inclusão social. Elas são realizadas em parceria com instituições de ensino que acreditam em uma educação integral e inovadora. Sua metodologia foi elaborada com a contribuição de educadores e estudantes e se baseia em uma abordagem de gamificação. Por meio do Jogo Cooperlandia, os estudantes articulam conhecimentos e habilidades que se desenvolvem em elementos dentro da trilha de aprendizagem – experiência, avaliação e reflexão – desenvolvendo competências como conhecimento, criatividade, cidadania e liderança. Na Sicredi Aliança RS/SC/ES, iniciamos o Programa em 2022 com uma turma de alunos da Escola Honorino Pereira Borges em Marau RS, que se reúne uma vez por semana no contraturno escolar acompanhados por uma professora orientadora. Os alunos já decidiram democraticamente o nome (HPB Cooper) e a logo da cooperativa, tendo sua assembleia de fundação prevista para novembro deste ano. Fonte: Relatório de Sustentabilidade Sistêmico 2021 e Dados Internos.