Segurança

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Internet Banking e Mobile Banking

O Módulo de Segurança é um aplicativo instalado nos computadores para utilização do Internet Banking, ele tem o objetivo de aumentar a proteção contra vírus e demais programas maliciosos.

Este dispositivo não afeta a operação normal do computador, sua instalação é simples e deve ser realizada em todos os computadores que você utiliza para acessar o Internet Banking.

Este dispositivo é um recurso adicional de segurança, com ótimo nível de assertividade. Porém, não dispensa o usuário do uso de ferramentas de proteção (antivírus etc.), de cuidados com o recebimento de e-mails e com sua senha. Na tela de login do Internet Banking existe um selo indicativo da instalação ou não do módulo. 

É o seu segundo fator de autenticação. É utilizado somente para confirmar uma transação em nosso site ou no nosso app. Em algumas situações também é solicitado para confirmar uma compra online com seu cartão de crédito. Veja abaixo nossos dispositivos de segurança:  

  • QRCode: é o dispositivo com maior nível de segurança, seu uso é exclusivo no canal Internet Banking. As transações são autenticadas pela leitura do QR Code através da câmera do celular. O cadastro de adesão pode ser feito diretamente na agência. 
  • Mobile Token: é um dispositivo de segurança gerado no Mobile Banking, é utilizado para autenticar transações realizadas pelo Mobile Banking e Internet Banking. A ativação desse dispositivo de segurança é realizada através do Mobile Banking, clicando em Segurança, a partir de um código de ativação gerado no Internet Banking ou diretamente na agência. 
  • Token: é um dispositivo físico que gera uma nova senha, dinâmica e aleatória, para transacionar nos canais, Internet Banking e Mobile Banking. A ativação desse dispositivo de segurança é realizada diretamente na agência. 
  • Assinatura Eletrônica: é uma senha estática utilizada para efetuar transações financeiras nos canais Internet Banking e Mobile Banking. Destacamos que seu uso é pessoal e intransferível, em hipótese alguma deve ser revelada a outras pessoas, pois permite efetuar operações em seu nome.  
  • Senha de acesso: além dos dispositivos de segurança temos também a senha de acesso, que é uma senha estática utilizada exclusivamente para acesso ao Internet Banking e Mobile Banking.

Pensando na sua segurança e de sua empresa, para a realização das transações de DOC e TED para outra titularidade, é obrigatório o cadastramento dos favorecidos no Sicredi Internet Empresa.

  • Para quem possui o dispositivo QrCode, o cadastramento é feito através do próprio Internet Banking.
  • Para outros dispositivos, após o cadastramento, você deve levar a solicitação para aprovação do cadastro na sua agência.

Veja aqui o passo a passo de como realizar o cadastro. 

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Uso do cartão

  • Não empreste o seu cartão a terceiros, mesmo que sejam parentes, amigos ou pessoas de confiança;
  • No caso de substituição do cartão, destrua o anterior, inutilizando a tarja magnética, o chip, a numeração e o local da assinatura;
  • Somente forneça os dados de seu cartão ou dados pessoais após certificar-se da origem e da integridade do solicitante;
  • Preferencialmente faça suas compras em estabelecimentos e sites conhecidos.  

No Brasil:  

O titular deve comunicar imediatamente o fato através do Sicredi Total Fone:
Capitais e regiões metropolitanas: 3003 4770* - Demais regiões: 0800 724 4770 (*custo de uma ligação local).

Em casos de roubo, você deverá localizar a Delegacia de Polícia mais próxima e realizar o Registro da Ocorrência Policial.

No Exterior: 

Cartões VISA: Para comunicar perda ou furto utilize o Visa Global Customer Assistance Services (GCAS). Através desse serviço, você liga de qualquer parte do planeta, gratuitamente, e é atendido no idioma de sua preferência:

Sicredi Visa Platinum, Gold e Classic: EUA e Canadá: 1 800 396 9665 - Outros Países, solicite ligação a cobrar: 1 303 967 1098

Sicredi Visa Electron: EUA e Canadá: 1 800 847 2911 - Outros Países, solicite ligação a cobrar: 1 303 967 1096. 

Cartões Mastercard: EUA: 1-800-627-8372; outros países, solicite ligação a cobrar: 1-636-722-7111.

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Segurança digital

E-mails falsos são enviados para usuários com objetivo de capturar informações (como senhas, números de cartões, código de segurança e etc).

Além de roubar informações sigilosas, estes e-mails também podem instalar aplicativos maliciosos no seu computador ou dispositivo móvel. Confira algumas dicas para utilização segura do serviço de e-mail:  

  • O Sicredi não envia e-mails solicitando dados do associado, por exemplo: dados cadastrais, senhas de acesso, foto do cartão e etc. 
  • Caso receba alguma mensagem eletrônica suspeita relacionada ao Sicredi, entre em contato através do SAC Sicredi.

  • Sempre configure uma senha de acesso ao dispositivo (biometria, senha pessoal, código sequencial, etc.)  
  • Mantenha o sistema operacional (Windows, Android, iOS, etc.) e os demais aplicativos atualizados. 
  • Instale uma solução de antivírus sempre que possível.
  • Instale somente aplicativos disponibilizados por fontes confiáveis como Apple Store e Google Play. 
  • O Sicredi não envia mensagens (SMS ou Aplicativos de mensageria) ou realiza ligações solicitando senhas de acesso, foto do cartão, Token de acesso, código de identificação ou atualizações. 

  • Sua senha é pessoal e intransferível. Utilize uma senha segura e não revele a outras pessoas, nem mesmo para um colaborador do Sicredi. 
  • Não utilize a mesma senha da sua conta bancária em outros sites, cadastros, redes sociais ou e-mails. 

  • Instale um software de antivírus e mantenha-o sempre atualizado. 
  • Acesse a sua conta somente através do endereço https://www.sicredi.com.br
  • Não utilize computadores públicos e redes de internet desconhecidas para acessar a sua conta, como de aeroportos, escolas, restaurantes ou praças.
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Autoatendimento presencial

Recomendações Gerais:

  • Nunca forneça sua senha para outra pessoa. 
  • Problema com seu cartão, use o seu telefone para contato coma a central de atendimento. 
  • Se precisar de ajuda, verifique se os funcionários estão devidamente identificados. 
  • Não use caixas eletrônicos que apresentem sinais de vandalismo.

Uso de caixas eletrônicos:

  • Fique atento a qualquer dispositivo ou comportamento estranho ao utilizar um terminal de autoatendimento. Em caso de dúvidas, procure um funcionário da agência ou ligue para o contato divulgado no caixa eletrônico.
  • Redobre a atenção em horários de menor fluxo de pessoas no local.
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Cartilha de Segurança Digital

Baixe agora mesmo a cartilha que preparamos e confira dicas rápidas de segurança para o seu dia a dia.